I Concurso Literário do IFRS: Dez textos do Campus Osório são vencedores

A publicação do resultado do I Concurso Literário do IFRS, no dia 25 de novembro de 2019, evidenciou que o Campus Osório também é espaço propício para a criação textual. Entre os quarenta títulos premiados (dez de cada categoria: conto, crônica, haikai e poema), dez são da unidade de Osório. E cinco ficaram entre as três primeiras colocações, com destaque para a estudante Natália Bernardo Nunes, que conquistou o 1º lugar com o poema ‘Mergulho da Morte’.

Ela conta que ficou surpresa com o prêmio, uma vez que é, genuinamente, da área das exatas: “Sou aluna do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, bolsista de um projeto de Informática e voluntária de outro de Matemática. Nunca me imaginei escrevendo! Mas gosto muito de poesia e de declamação e, por participar de CTG, me familiarizei com esse tipo de texto. E como dizem que ‘poesia é sentimento, não é tanto talento’, mandei para o concurso o única poesia que havia escrito na vida. Foi uma semana antes de ver a divulgação do concurso. Eu estava um pouco triste e assisti a uma reportagem sobre o crime que gerou a lenda da noiva da Lagoa dos Barros. Então escrevi sobre esse tema”, diverte-se.

Alguns dos textos premiados foram lidos durante o Circuito de Atividades do Concurso Literário, realizado na manhã de sábado (30), durante o 4º Salão do IFRS. A qualidade das produções impressionou os participantes. Essa atividade antecedeu a Cerimônia de Encerramento do Salão, onde também foram premiados os três primeiros colocados do Concurso Literário.

> Pelo Campus Osório, receberam troféus os seguintes estudantes:

Natália Bernardo Nunes, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio –  1ª colocada com o poema ‘Mergulho da Morte’

Leonardo Eberhardt Rosa, do curso de Licenciatura em Letras – 2º colocado com o poema ‘Brobdingnag e o Pigmeu’

Pâmela Pereira de Pinho, do curso de Licenciatura em Letras – 2ª colocada com o conto ‘Abre os olhos’

Amanda Souza dos Santos, do curso de Licenciatura em Letras – 2ª colocada com o haikai ‘Haikai’

Marcos Junior dos Santos Silveira Tramontini, do curso de Licenciatura em Letras – 3º colocado com a crônica ‘O velório do Carequinha’

>> Também ficaram entre os dez textos premiados, os trabalhos dos estudantes do Campus Osório:

Marcos da Silva Bagatini, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio – 4º  colocado com o conto ‘Uma manhã fria’

Romero Assis de Oliveira, do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio – 6º colocado com o poema ‘Preço de Banana’

Gabriel de Castro Tereza, do curso de pós-graduação em Educação Básica Profissional – 7º colocado com o conto ‘A mulher da sacada’

Sheila Roberta Schweig, do curso de Licenciatura em Letras – 8ª colocada com o conto ‘Não é possível dormir’

Elen Matos Feliciano, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio – 9ª colocada com a crônica ‘Reflexo’

Sobre o Concurso Literário do IFRS

Essa foi a primeira edição do concurso e contou com o expressivo número de 153 textos de estudantes dos campi do IFRS homologados, nas categorias haikai, crônicas, contos e poemas. O objetivo é valorizar e divulgar a produção literária dos estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Os dez textos vencedores de cada categoria serão publicados em um livro digital, que será produzido pelo IFRS no próximo ano.

Os textos produzidas podiam ter tema de livre escolha, mas inéditos – ou seja, nunca premiado em concursos anteriores e não publicados em livros físicos ou eletrônicos até a data do encerramento das inscrições do concurso. A avaliação teve como critérios: criatividade, comunicabilidade, originalidade e adequação ao gênero.