Início do conteúdo

Cursos gratuitos de educação matemática e pensamento computacional serão promovidos pelo IFRS Campus Osório por meio de dois projetos de extensão, e conta com a parceria da Coordenadoria de Educação RS


São dois cursos semipresenciais, com 100 vagas para cada turma. As inscrições estarão abertas a partir de 27 de junho

Dois cursos semipresenciais gratuitos voltados a educadores, professores da educação básica, secundaristas e demais interessados nas temáticas Educação Matemática, Pensamento Computacional, Informática na Educação, Problemas Investigativos, serão promovidos no Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) em parceria com a 11ª Coordenadoria Regional de Educação. São os cursos “Educação Matemática: da alfabetização ao pensamento computacional” e “O (Des)Pluga – O Pensamento Computacional atrelado a Atividades Investigativas com Matemática e uma Metodologia Inovadora” (saiba mais abaixo).

As inscrições estarão abertas a partir do dia 27 de junho de 2023, neste formulário eletrônico. Serão cem vagas para cada curso, e é possível se inscrever nas duas opções.

As atividades estarão disponíveis de 25 de julho a 05 de dezembro de 2023, via Moodle IFRS -Campus Osório, e o inscrito poderá realizar no horário que tiver disponível. Haverá também atendimentos presenciais e on-line por Google Meet ou Whatsapp. Os concluintes receberão certificados.

A coordenação é das professoras Aline de Bona e Anelise Lemke Kologeski. Para outras dúvidas e informações, o contato pode ser realizado pelo e-mail [email protected].

Saiba mais sobre os cursos:

Educação Matemática: da alfabetização ao pensamento computacional

Carga horária: 40h

As aulas vão apresentar diferentes formas e meios de abordar os conceitos de atividades investigativas e a metodologia do pensamento computacional desde os anos iniciais, de forma lúdica, contemplando a educação matemática como parte inerente da vida, de acordo com a BNCC.

(Des)Pluga – O Pensamento computacional atrelado a atividades investigativas com matemática e uma metodologia inovadora

Carga horária: 80h

Serão abordados conceitos básicos de algoritmos, atividades investigativas e a metodologia do pensamento computacional aplicados à educação matemática e a outras disciplinas de forma contextualizada e interdisciplinar segundo a BNCC.

 

Fim do conteúdo