Cursos do IFRS conquistam conceitos 5 e 4 em avaliação do Ministério da Educação

O fim deste ano letivo veio com conquista para o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). No mês de dezembro de 2018, três cursos superiores passaram por processo avaliativo de reconhecimento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação, conquistando conceitos “excelente” e “muito bom”.

O curso de Tecnologia em Processos Gerenciais (TPG) do Campus Rolante conquistou conceito 5, nota máxima em processo avaliativo de reconhecimento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação. Os outros dois cursos avaliados em dezembro  receberam conceito 4, que equivale a “muito bom”: Processos Gerenciais do Campus Caxias do Sul e Gestão Ambiental do Campus Viamão.

As comissões de avaliadores do Inep/MEC passam dois dias nos campi e visitam as instalações físicas, analisam documentos como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o currículo do corpo docente, os relatórios da Autoavaliação Institucional, os projetos de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do curso, e conversam com gestores, docentes e discentes.

A nota (conceito de curso) é calculada com base na média aritmética ponderada dos conceitos obtidos em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. Os conceitos variam em uma escala de um a cinco.

O diretor-geral do Campus Rolante, Jesus Borges, comemora o resultado, comentando que, mesmo diante de adversidades comuns de um campus novo e em implantação, a equipe está de parabéns: “As instalações ainda precisam de melhoria e ampliação, e o próprio curso de TPG recém está fechando três semestres de funcionamento, mas graças ao empenho da equipe, a organização e dedicação da coordenadora do curso, professora Aline Schuh, conseguimos mostrar este desempenho e prestar todas informações demandadas pelos avaliadores. Durante a reunião de encerramento, eles deixaram claro que estavam impressionados e satisfeitos com o que puderam observar em nossa instituição”.

Durante todo o ano de 2018, nove cursos do IFRS passaram por avaliação in loco, recebendo conceitos “excelente” (cinco), “muito bom” (quatro) e “bom” (três).

Confira os cursos do IFRS que tiveram avaliação in loco do Inep/MEC em 2018:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Campus Canoas – 4

Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Campus Rio Grande – 4

Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional – Campus Sertão – 3

Gestão Ambiental – Campus Viamão – 4

Licenciatura em Ciências Agrícolas – Campus Sertão – 4

Licenciatura em Matemática – Campus Osório – 4

Licenciatura em Química – Campus Feliz – 4

Processos Gerenciais – Campus Rolante – 5

Processos Gerenciais – Campus Viamão – 4

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, por meio do Departamento de Avaliação Institucional, é responsável pelo acompanhamento dos processos de regulação e avaliação dos cursos de graduação junto ao MEC. O Departamento assessorou os campi na preparação para o recebimento da visita da Comissão de Avaliação e esteve presente nos campi durante o período das visitas, representando a Reitoria.