Início do conteúdo

Curso Superior de Licenciatura em Matemática


Turno: Noite

Duração: 4 anos

Requisito: Ensino Médio

Forma de ingresso: Exame de Seleção (prova) e ENEM

Conceito MEC: 4

 

Objetivo do curso

O Curso Superior de Licenciatura em Matemática tem como principal objetivo a formação de profissionais habilitados a atuar como professores de matemática em Instituições de Educação Básica e Profissional, tanto do setor público quanto privado, tornando-se assim um profissional cidadão, consciente da diversidade cultural e socioeconômica nos ambientes escolares, capaz de articular teoria à prática e de contribuir para a educação integral dos alunos, ciente de sua responsabilidade social como educador. O profissional egresso terá uma formação crítica e reflexiva quanto à aplicação das matemática na vida cotidiana, profissional e acadêmica.

 

Público-alvo

Destina-se a todo cidadão que deseja atuar na área da educação e que pretende obter uma qualificação profissional sólida, baseada em um aprofundamento eficaz através do estudo da teoria e também da prática docente.

 

Perfil do curso

Oferece uma formação reflexiva-crítica quanto à aplicação da matemática na vida cotidiana, profissional e acadêmica, e em consonância com as exigências atuais do mundo do trabalho, oportunizando ao egresso o domínio dos conceitos de matemática, desde sua origem histórica até as aplicações tecnológicas do contexto de hoje, além da percepção pedagógica das instituições de ensino atuais e o contexto social dos estudantes.

 

Perfil profissional

O Licenciado em Matemática deve estar capacitado para:

  • conhecer o contexto da educação da sua região quanto à matemática e ter uma visão clara do seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diferentes realidades com a sensibilidade de interpretar as ações dos educandos;
  • dominar aquilo que ensina, sabendo que a matemática sustenta todos os argumentos usados e visão da contribuição que a aprendizagem da matemática pode oferecer e proporcionar à formação dos indivíduos para o exercício de uma leitura crítica do mundo e para ação cidadã;
  • manipular e utilizar com propriedade softwares educativos e matemáticos, pois as tecnologias certamente são excelentes recursos para aplicar e/ou contextualizar a matemática aos estudantes pelo fato de que estas estão na vida cotidiana de qualquer cidadão;
  • buscar novas técnicas de ensino e explorar todas as possibilidades pedagógicas para ter sucesso em seu trabalho, favorecendo a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, dando mais ênfase nos conceitos de matemática do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;
  • identificar, formular e resolver problemas na área de aplicação usando o rigor lógico-científico na análise das situações-problema, estabelecendo relações entre a matemática e as demais áreas do conhecimento.

 

Coordenação do curso: Fernando Rodrigues de Oliveira

Contatos: (51) 3601.3521 ou [email protected] 

 

 

  • Atas Colegiados de Matemática:

2018: Ata 01 Ata 02 Ata 03 Ata 04 Ata 05

 

Última atualização em 02/10/2024

Fim do conteúdo