Contos produzidos por estudantes do EMI são reunidos para virar livro

Primeiro volume dos contos dos estudantes está publicado

Uma série de 25 contos produzidos ao longo de 2021 pelas turmas de segundo ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Campus Osório vai virar a coletânea Cada Segundo. A obra será lançada no próximo ano, mas já é possível acessar o primeiro volume, intitulado Crime & Mistério, no site do Centro de Ensino de Línguas e Literaturas (CELL). O projeto, que é coordenado pelo professor Mateus da Rosa Pereira, está sendo divulgado nas páginas do Facebook e do Instagram do Sistema de Bibliotecas do IFRS (SIBIFRS).

No primeiro vídeo publicado, o docente explica como foi o processo de realização do projeto pelas duas turmas, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura. E nas três próximas terças-feiras, dias 7, 14 e 21 de dezembro, serão destacados cada volume: Crime & Mistério; Estranho Mundo; e Encontros e Desencontros.

Segundo Mateus, o desafio para os estudantes escreverem seus próprios contos “centrou-se na ideia do ‘glocal’, onde fossem combinados temas de interesse global com elementos relacionados às regiões dos estudantes”. Mas antes, para se familiarizarem com o formato de texto proposto, as turmas leram narrativas curtas escritas por autores de vários países. Ao longo do ano letivo, à medida em que eram estudados os assuntos previstos nas ementas das disciplinas, os contos foram revisados, em termos de conteúdo e forma.

Foi pela qualidade dos textos que o coordenador da atividade decidiu fazer o livro: “Estaria mentindo se dissesse que o resultado do projeto me surpreendeu, porque sei do grande potencial de nossos alunos! Quando eles se envolvem de corpo e alma em um projeto, o resultado é sempre positivo” – comemora Mateus.