Confira as mais de 150 opções de cursos gratuitos que serão ofertadas pelo IFRS para ingresso em 2023

Cursos do Processo Seletivo 2023 são divulgados

Mais de 150 opções de cursos gratuitos terão vagas nos 17 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) para ingresso no primeiro semestre de 2023. Há possibilidades para quem quer fazer o ensino médio junto com um curso técnico, para quem busca apenas o curso técnico ou para aqueles que pretendem fazer um curso superior de graduação.

Os cursos são presenciais, ofertados nos campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. No total, serão em torno de 5.400 vagas.

⚠️ E já é possível conferir a lista de cursos e outras informações no site ingresso.ifrs.edu.br.

No Campus Osório são oferecidas 318 vagas, em oito cursos, de três modalidades:

> Integrados ao Ensino Médio

Técnico em Administração – Tarde – 60 vagas

Técnico em Informática  – Tarde – 60 vagas

>> Subsequentes ao Ensino Médio

Técnico em Eventos – Noite – 35 vagas

Técnico em Panificação – Noite – 25 vagas

>>> Superiores

Licenciatura em Letras Português/Inglês – Noite – 36 vagas

Licenciatura em Matemática – Noite – 36 vagas

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Noite – 36 vagas

Tecnologia em Processos Gerenciais – Noite – 30 vagas

Para estudar no IFRS

Para estudar no IFRS, é preciso passar por uma seleção, que varia conforme o curso e o campus de interesse. Pode ser uma prova aplicada pelo Instituto; um sorteio entre os candidatos; o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde o ano de 2017 até o atual; ou ainda, para os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a participação em uma palestra e em uma entrevista. O detalhamento sobre a forma de seleção de cada curso será publicado no site ingresso.ifrs.edu.br.

Os cursos do IFRS são gratuitos, mas para participar do Processo Seletivo de estudantes é cobrada uma taxa, que é diferente conforme a forma de seleção de estudantes – poderá ser de R$ 20,00, R$ 40,00 ou ainda R$ 60,00. Os candidatos que necessitarem poderão pedir a inscrição gratuita (isenção da taxa) no período de 19 a 27 de setembro.

• Confira as principais datas do próximo processo de seleção de estudantes:

Publicação do documento (edital) com informações sobre como pedir inscrição gratuita (isenção da taxa) – 19 de setembro de 2022

Envio dos pedidos de inscrição gratuita – de 19 a 27 de setembro de 2022

Publicação do edital com informações detalhadas sobre a seleção de estudantes – 03 de outubro de 2022

Período de inscrições para a seleção – 03 a 24 de outubro  de 2022

Prova para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 04 de dezembro de 2022

Sorteio público para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 08 de dezembro de 2022

📍 Para acompanhar as novidades deste processo de seleção, acesse com frequência o site ingresso.ifrs.edu.br.