Ciclo de Encontros Integrados do Programa Pertencer promove rodas de conversa com estudantes e servidores

Rodas de Conversas do Programa Pertencer

Inclusão, acolhimento e qualidade de vida durante a pandemia. Esses foram os temas principais dos encontros virtuais promovidos no mês de março pela ação de Ensino ‘Ciclo de Encontros Integrados’, do ‘Programa Pertencer: Acolhimento, Escuta e Integração em Assistência Estudantil no IFRS’. As rodas de conversa contaram com a parceria de outros programas, projetos e núcleos do campus.

O Ciclo teve como tema ‘Dialogando sobre experiências e práticas afetivas no Campus Osório’. Contou com a participação de estudantes do Ensino Médio Integrado e servidores, propondo espaços de trocas de experiências, afeto e acolhimento, com debates sobre temas essenciais.

No dia 10 de março foi realizada a ação intitulada ‘Vivenciando a inclusão no Ensino Médio Integrado: experiências e práticas acolhedoras’, que teve a participação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) e do Programa + Educação Física. No encontro, foram abordadas questões relacionadas à inclusão, com foco nas práticas inclusivas e atividades desempenhadas pelo núcleo. Além disso, estudantes com necessidades educacionais específicas fizeram relatos de experiências, convidando os demais a refletirem sobre a importância de pensar a inclusão e contribuir com a efetivação de práticas acolhedoras.

O segundo encontro, no dia 17, teve como temática ‘A importância do acolhimento no Ensino Médio Integrado e os desafios de ingressar em uma nova instituição’. A mediação foi realizada pela Assistência Estudantil e pelo projeto ‘Por um IF de Afetos’. Foram debatidos temas como as atividades realizadas pela Assistência Estudantil do Campus Osório, a importância da convivência e do afeto, e abordadas também experiências estudantis de ingresso no campus e a importância do acolhimento nesse momento.

A terceira roda de conversa foi o fechamento do ciclo e teve como pauta a ‘Qualidade de vida em tempos de pandemia’. Ela aconteceu sob mediação da psicóloga social Caroline Schneider Brasil e do projeto ‘Saúde no IFRS Osório’. Nesse encontro, foram debatidas propostas e ações desenvolvidas com vistas a amenizar os impactos do período de isolamento, as mudanças, as frustrações e os aprendizados que o contexto de pandemia trouxe.

Gabriel Silveira Pereira, assistente de alunos e coordenador do Pertencer avalia que “a realização da ação foi fundamental, dada a importância de estar ainda mais próximos de nossos estudantes durante o contexto remoto”. E complementa: “A atividade atingiu os seus objetivos e possibilitou excelentes momentos de reflexões, a partir de falas riquíssimas e repletas de sensibilidade”.

Para a estudante Amanda Mesquita Goldani, da turma 101 do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, ADM), esse tipo de ação foi essencial, principalmente para aos primeiros anos, que não tiveram oportunidades de integração dentro do campus, por conta do isolamento social provocado pela pandemia. “Os encontros fizeram eu me sentir mais pertencente à instituição e, mesmo em um contexto difícil, conseguiram abordar temas muito relevantes de forma objetiva, de fácil entendimento e de forma consciente”, conclui.

> Saiba mais sobre o Programa Pertencer no Instagram @pertencer_ifrsosorio e fique por dentro de todas as novidades!