Candidatos ao Processo Seletivo 2022: sorteio público será transmitido pela internet

Serão realizados nesta terça-feira, 14 de dezembro de 2021, os sorteios públicos para a classificação dos candidatos inscritos para cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio e da modalidade de Jovens e Adultos do Processo Seletivo de estudantes 2022/1 do IFRS. Os sorteios ocorrerão por meio de um sistema eletrônico, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IFRS.

A transmissão tem o objetivo de dar transparência ao processo. A lista dos candidatos com a sua classificação no sorteio, bem como o destaque para os classificados em primeira chamada, serão publicados no site ingresso.ifrs.edu.br no dia 11 de janeiro de 2022, juntamente com orientações para as pré-matrículas.

Confira os horários:

– 10h – sorteio entre os candidatos dos cursos integrados na Modalidade de Jovens e Adultos e dos cursos subsequentes ao Ensino Médio.

–  14h30min –  sorteio dos candidatos dos cursos integrados e concomitantes ao Ensino Médio.

Como funcionam as diferentes chamadas de candidatos:

A lista de classificação dos candidatos do Processo Seletivo relaciona todos os inscritos conforme a ordem em que foram sorteados e seguindo também a cota em que estão concorrendo. Essa lista geral dá origem à primeira chamada ou a mais chamadas para as pré-matrículas, conforme o preenchimento das vagas ofertadas em cada curso.

Ou seja, a primeira chamada são os candidatos que foram os primeiros classificados e já deverão encaminhar a documentação para a pré-matrícula, seguindo as orientações e os prazos publicados no site ingresso.ifrs.edu.br para a primeira chamada. A pré-matrícula é a etapa em que os candidatos chamados precisam preencher os formulários eletrônicos e enviar a documentação necessária para a matrícula. Estando tudo certo com a documentação e com os formulários, os candidatos então têm a matrícula concluída (homologada) e passam a ser estudantes do IFRS.

Se depois dessa primeira chamada de matrículas ainda restarem vagas para alguns cursos – o que pode ocorrer caso algum candidato não apresente toda a documentação necessária, por exemplo -, o IFRS poderá publicar uma segunda chamada, ou até uma terceira e uma chamada pública para pré-matrículas. Por isso, é importante que os candidatos sigam acompanhando o site ingresso.ifrs.edu.br e fiquem atentos às orientações divulgadas.

⚠️ IMPORTANTE LEMBRAR – SOBRE ENSINO REMOTO E INÍCIO DAS AULAS

Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial ou híbrida (quando parte das atividades ocorre presencialmente e parte no formato virtual), devido à pandemia de Covid-19.

O início das aulas será no primeiro semestre de 2022, e as datas serão divulgadas posteriormente pelos campi. O candidato deve acompanhar os canais de comunicação do IFRS e do campus em que se inscreveu para saber sobre essa e outras informações.

* Sobre os campi: Todos os 17 campi do IFRS participarão deste Processo Seletivo de estudantes. São eles: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

Sobre o site ingresso.ifrs.edu.br

No site do Processo Seletivo (PS) 2022 do IFRS, os candidatos podem conferir os editais do PS, que devem ser lidos com atenção. Há também uma lista com Perguntas Frequentes na capa do site, além de mais informações sobre cotas e verificação étnico-racial. Os candidatos podem seguir acompanhando o site ingresso.ifrs.edu.br para saber as novidades do Processo Seletivo.