Campus recebe estudantes de Biblioteconomia da capital

A Biblioteca do Campus Osório foi um dos pontos de visitação de turmas da capital, na tarde de 4 de dezembro de 2019. O grupo, formado por 87 estudantes e docentes dos cursos de bacharelado em Biblioteconomia da UFRGS e do Técnico em Biblioteconomia do Campus Porto Alegre do IFRS, foi recepcionado pela bibliotecária do campus Luana Delgado Lopes. A servidora explicou sobre os processos do setor, apresentou a unidade do IFRS e conduziu os visitantes ao auditório para uma atividade de compartilhamento de ações voltadas às bibliotecas.

Para falar sobre mediação de leitura em bibliotecas e ações culturais, uma mesa-redonda foi formada pelos bibliotecários dos campi Porto Alegre, Viamão e Osório: Filipe Xerxeneski, Luciane Santini e Luana Lopes. Na oportunidade, cada profissional apresentou ações que já desenvolveram e dialogaram sobre a importância e os resultados obtidos. Também foram abordados aspectos relacionados à formação dos profissionais da área da Biblioteconomia, tanto técnicos como os bacharéis.

Na sequência, a tecnóloga em processos gerenciais do campus, Claudia Pelissoli, participou de uma conversa mediada pela professora Gabriela Luft, do IFRS – Campus Porto Alegre, destacando sua trajetória de aluna à servidora do campus. Ela também dividiu com o público algumas experiências que está vivenciando como mestranda em Educação, falando sobre suas produções acadêmicas e sobre a atuação da docente Aline de Bona, que a orienta  ou colabora na escrita de artigos.

Acompanharam a visita técnica as professoras Lizandra Estabel, Liliane Prestes e Gabriela Luft (Campus POA), a professora Eliane Moro (UFRGS),  o pedagogo Anderson Correa (Campus POA). Pela manhã, o grupo visitou a Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos, sendo recepcionados pela Bibliotecária Adriana Costa (Coordenadora da Biblioteca Pública e da Rede de Bibliotecas Escolares de Osório). Também conheceram a Biblioteca do Centro Universitário Cenecista (Unicenec) de Osório, em encontro acompanhado pela professora Deise Tyska e pela colaboradora Solange Couto.