Campus Osório recebe comitiva de canadenses

Um grupo composto por quatro estudantes e pelo professor Léon Bibeau, do curso superior de Gestion et technologies d’entreprise agricole (Gestão e Tecnologia da Empresa Agrícola) do Cégep de Sherbrooke, localizado no estado de Québec, Canadá, foram recepcionados no Campus Osório na manhã de 26 de fevereiro de 2020. A comitiva foi levada pela professora Flávia Twardowski até a localidade de Aguapés para uma visita-guiada à propriedade rural de Luis da Silva e Lourdes Fraga da Silva, que produzem alimentos orgânicos. Os canadenses, que estão no Brasil desde o dia 26 de fevereiro, também passaram pelos campi de Bento Gonçalves, Sertão, Restinga e Viamão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

A visita tem o objetivo de identificar diferenças entre os modos produtivos da agricultura canadense e da brasileira, desafios da agricultura e métodos de produção utilizados no estado do Rio Grande do Sul e seus impactos no plano econômico, social e ambiental. A iniciativa também visa promover integração e troca de ideias entre servidores e estudantes de ambas as instituições, para analisar as semelhanças estruturais e pontos diferenciais entre o IFRS e o Cégep. O grupo, guiado pelos campi, também visitam empreendimentos e eventos locais até 12 de março.

Durante a visita em Osório, o grupo conheceu de perto a produção de banana e de palmito – alimentos que não são cultivados no Canadá. Surpreenderam-se com o fato de o bananal não ter uma produção sazonal, com colheita da fruta o ano inteiro. Fizeram muitas perguntas sobre o cultivo em clima tropical, com foco no preparo da terra, manejo, controle de doenças e uso de fertilizantes permitidos na agricultura orgânica.

O estudante canadense Félix Robert-Poirier comenta que se surpreendeu nas fazendas do Brasil, em relação ao bom nível sanitário: “de fato, as fazendas aqui são bem semelhantes às do Canadá. O que vimos aqui e que poderemos utilizar ao retornar ao Canadá são técnicas, como a biofermentação a partir do esterco das vacas e maneiras apropriadas de utilização vantajosa de maquinário sem excesso”.

Esta é quinta vez que o instituto recebe comitiva composta por estudantes e professores de Sherbrooke. A visita foi possível devido ao acordo de cooperação internacional firmado entre a instituição canadense e o IFRS. O documento registra o objetivo mútuo de colaboração e cooperação para o desenvolvimento de projetos científicos e atividades educacionais; realização de intercâmbios entre professores, pesquisadores, técnicos e estudantes; experiências pedagógicas e de informações; e publicações acadêmicas, entre outros.

Vistantes internacionais

No ano passado, o professor Léon já havia trazido outro grupo de estudantes para conhecer os campi Sertão e Bento Gonçalves do IFRS.

Em 2011, o Instituto recebeu quatro estudantes intercambistas que ficaram no Campus Porto Alegre durante 40 dias, realizando atividade de pesquisa e extensão na área de Biotecnologia.

Em julho de 2012, cinco estudantes estiveram no Campus Bento Gonçalves, participando de um projeto colaborativo entre o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) de ambas as instituições, para a construção de tecnologia assistiva de uma linha em Braille.

Em março de 2016, o Instituto recebeu uma comitiva de três estudantes acompanhados pela professora Joelle Guay, também da área de agronomia, que cumpriram atividades nos campi Bento Gonçalves, Porto Alegre e Sertão.

> Informações reitoria do IFRS