Campus Osório realiza mais uma edição da MoExP

Abertura oficial do evento

O Campus Osório promoveu com sucesso mais uma Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (MoExP). Em sua 11ª edição, o evento reuniu virtualmente em torno de 300 pessoas, nos dias 5, 6 e 7 de outubro de 2021, entre apresentadores de trabalhos, avaliadores, ministrantes e participantes dos minicursos, da Maratona de Programação, membros da comissão organizadora e pessoas da comunidade interna e externa ao campus e do IFRS.

Às 14h do dia 5 foi realizada a abertura oficial, pelo canal do campus no YouTube, mas o evento já havia iniciado pela manhã, com as primeiras sessões de apresentação de trabalhos. Após a exibição do vídeo, produzido especialmente para a solenidade, seguiram-se as falas oficiais: presidente da Comissão organizadora do evento, Marcelo Vianna; diretora-geral do Campus Osório, Flávia Twardowski; e reitora substituta do IFRS, Tatiana Weber. Todos ressaltaram a importância do evento para o desenvolvimento da ciência, principalmente diante dos desafios impostos pela pandemia.

As apresentações de trabalhos seguiram à tarde, noite e na manhã do dia 6, totalizando 140 títulos, de 232 autores. Foram 77 de Ensino Médio e Técnico,  55 de Ensino Superior, 8 de Pós-graduação. Na primeira noite do evento também foi realizada a 8ª edição da Maratona de Programação, que reuniu 15 estudantes em 11 equipes, dos campi Osório e Caxias do Sul do IFRS e do Campus Muzambinho do IFSULDEMINAS. Foram sete equipes individuais, entre as quais uma exclusivamente composta por mulheres; duas formadas por trios e uma de dupla.

A solenidade de enceramento da MoExP ocorreu na noite de de quinta-feira, 07 de outubro de 2021. A transmissão, realizada às 19h, foi conduzida pelo presidente da Comissão Organizadora da edição de 2021 da MoExP, Marcelo Vianna. Ele destacou a evolução do evento e a qualidade dos projetos compartilhados nestes 11 anos: “Começamos numa sala de aula, numa mostra um tanto modesta, mas cheia de vontade de acontecer. Em 2012 fomos para o Largos dos Estudantes – ponto tradicional de encontro da comunidade de Osório. E, deste então, a MoExP tem sido isso, um evento rico em trocas com colegas de diferentes campi e instituições, compartilhando seus saberes e experiências”, relembrou .

Na sequência foi apresentado o vídeo produzido com a participação de estudantes e docentes do curso superior de Letras do campus, e anunciados os trabalhos da 11ª Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (MoExP), que podem ser conferidos no site do evento: moexp.osorio.ifrs.edu.br .