Campus Osório promove evento em parceria com a UFRGS

Um encontro para discutir sobre gênero, sexualidade e educação será realizado numa parceria entre o Campus Osório do IFRS e a UFRGS. O evento “Gênero, Sexualidade e Educação: Interlocuções com Trabalho e Carreira” acontecerá na Escola de Administração da UFRGS, em Porto Alegre, durante todo o dia 7 de novembro de 2019. O objetivo é construir uma aliança estadual de pesquisas e práticas sobre os temas e identificar perspectivas, proximidades, distanciamentos e lacunas de pesquisas que já estão sendo desenvolvidas dentro das instituições.

Serão objetos de debate as pesquisas elaboradas pelos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade do IFRS; de Gênero e Diversidade do IFSUL; de Gênero e Diversidade Sexual do IFFAR; do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero; e do Observatório Internacional de Carreiras da UFRGS. Durante a manhã, a partir das 9h15, ocorrem palestras sobre a história da discussão de gênero na educação e sobre violências de gênero no ambiente de trabalho. À tarde, as atividades seguem com apresentação artística e três oficinas para compartilhamento de práticas e articulação para ações futuras integradas. O encerramento será às 17h, após uma breve apresentação dos resultados das oficinas.

Professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação podem participar mediante a inscrição por formulário online, que está disponível até 30 de outubro. A atividade gera certificado de participação. A Escola de Administração da UFRGS fica localizada na rua Washington Luiz, 855, Centro Histórico, em Porto Alegre. O encontro é uma proposta do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs) do Campus Osório e do Observatório Internacional de Carreiras (OIC) da UFRGS.

A equipe organizadora do evento é composta por: Catia Eli Gemelli, Luciane Senna Ferreira, Aline Mendonça Fraga, Andrea Poletto Oltramari, Sidinei Rocha de Oliveira e Vanessa Amaral Prestes.