Campus participa da Feira do Livro do município com atividades voltadas à valorização e promoção do livro, leitura e literatura

Inicia nesta segunda-feira, 25 de novembro de 2019, a 34ª Feira do Livro de Osório. O evento, que segue até o dia 30 no Largo dos Estudantes Sônia Chemale, terá como tema ‘Livro, narrativas e a Cultura Popular’.
O IFRS – Campus Osório participa do evento com atividades voltadas a valorização e promoção do livro, leitura e literatura, por meio do lançamento de obras literárias, debates e também com apresentação artística.

No dia da abertura do evento, às 9h, o Grupo Teatral Boca Aberta, do IFRS – Campus Osório apresenta o espetáculo Ídolos, na Biblioteca Pública, voltado ao público juvenil. Às 17h, ocorre o lançamento e sessão de autógrafos do livro ‘Ensino de Inglês nos dias atuais: experiências práticas de sala de aula’, de autoria das professoras do campus Rafaela Fetzner Drey e Isabel Cristina Tedesco Selistre, no Auditório da Feira.

Na terça-feira, 26 de novembro, o grupo do projeto ‘Dançarte’ sobe ao palco do Largo dos estudantes para apresentação a partir das 14h15. E às 16h será realizada a roda de conversa e lançamento dos livros ‘Arquivo histórico Antônio Stenzel Filho: imprensa e história’ e ‘História e memória da educação profissional: caracterização do acervo fotográfico da Escola Polivalente em Osório/RS (1974-1996)’, da professora do campus Maria Augusta Martiarena de Oliveira e outros autores, no Auditório da Feira.

Na sequência, às 18h30, será lançado também com sessão de autógrafos o livro ‘O Ensino das relações étnico-raciais e os dez anos dos Institutos Federais (2008-2018)’, de autoria dos professores do campus Estêvão da Fontoura Haeser e Márcio Pozzer (orgs.), também no Auditório da Feira.

E a partir das 19h30, o professor Estêvão da Fontoura Haeser participa da Mesa redonda ‘Literatura e História Afro-brasileira’, juntamente com os professores Isabel Santos e Iosvaldir Bittencourt. A mediação será da xerife da feira, Estela Silva.

Quarta-feira, dia 27, à 14h o Grupo Teatral Boca Aberta apresenta o espetáculo ‘O Patife Velho Oeste’, no Auditório Romildo Bolzan (5º andar da Unicnec). A direção da peça, voltada ao público juvenil/adulto, é das estudantes Beatriz Aguiar e Laisa Tressoldi.

Na quinta-feira, 28 de novembro, a professora do campus Aline Silva De Bona, acompanhada de Letícia Pereira Rosa, estará realizando o lançamento do livro ‘Vivências e práticas da educação infantil no Município de Osório: Um olhar encantador sobre o desenvolvimento das crianças’. As autoras participam de sessão de autógrafos e roda de conversa sobre a obra no Auditório da Feira.

Sexta-feira (29/11), às 17h, ocorre o lançamento do livro de poesia “Hino da Tormenta”, do estudante do curso de Licenciatura em Letras do campus, Davi Jardim.

Sobre a Feira do Livro de Osório

A comercialização de livros se dará em 14 bancas com opções de leitura para toda a família. Paralelamente, muitas atrações prometem envolver o público com apresentações culturais, roda de conversa, bate-papo, lançamento de livros, sessão de autógrafos, música, teatro, programação permanente com exposições e demais atividades.

> Confira a programação do evento.

O patrono desta edição da feira é Anderson Alves (Delalves Costa), a homenageada é Cristina Maria de Oliveira e a xerife Estela Silva. A 34ª Feira do Livro de Osório é uma realização da prefeitura municipal através da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura e Juventude, com apoio da Secretaria de Educação/Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos, Secretaria da Saúde/Atelier Chitacá, UFRGS – Campus Litoral Norte, IFRS – Campus Osório, UERGS, UNICNEC e Espaço Cultural Conceição.