Campus é ouro e bronze na Genius Olympiad

Professora e estudantes acompanharam a cerimônia

Com os projetos de pesquisa “Sustainpads” e “Eco-socius”, o Campus Osório conquistou duas medalhas na categoria Ciências, uma de ouro e outra de bronze, na edição 2022 da Genius Olympiad. O evento, que foi realizado virtualmente, teve sua cerimônia de encerramento transmitida ao vivo no canal do YouTube na manhã de 17 de junho de 2022.

O “Sustainpads: uma alternativa acessível e ecológica aos absorventes femininos”, das estudantes Laura Nedel Drebes e Camily Pereira dos Santos, levou o ouro ao apresentar uma proposta de absorvente higiênico de baixo custo e ambientalmente sustentável. O bronze ficou com o projeto “Eco-socius: o comportamento dos jovens do litoral norte gaúcho na economia circular”, da estudante Victórya Leal Altmayer Silva, que desenvolveu um método para explicar o comportamento dos jovens da região na economia circular, abordando aspectos como redução no consumo, reutilização e reciclagem.

A participação das jovens cientistas na Genius foi garantida por credenciamentos recebidos como premiação em outros eventos científicos. O Sustainpads pela 20ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), com o Prêmio Genius Olympiad, onde também obteve o segundo lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra. Já o  Eco-socius pelo primeiro lugar na categoria Ciências Sociais e Aplicadas da Femic Jovem (Feira Mineira de Iniciação Científica) e a maior nota do evento, alcançando a somatória máxima em todos os critérios e com todos os avaliadores.

As jovens cientistas recebem como premiação a possibilidade de estudar na Universidade Estadual de Nova Iorque (EUA), que é promotora do evento, com bolsas de estudo de até 18 mil dólares, além de poderem publicar artigos em revista internacional. Ambas pesquisas têm como orientadora a professora Flávia Twardowski, que já levou à Genius sete projetos, todos premiados: quatro conquistaram medalhas de ouro, dois bronze e uma menção honrosa. Também já esteve no evento um projeto da professora Aline Dubal, que obteve bronze.

Sobre os projetos

Projeto SustainPads produziu absorventes de baixo custo e sustentáveisO “SustainPads: uma alternativa acessível e ecológica aos absorventes femininos” desenvolveu o material absorvente (parte interna) a partir das fibras da palmeira juçara e do pseudocaule da bananeira e envolvidos com um biofilme produzido com resíduos da indústria nutracêutica, que são colocados dentro de suportes feitos com sobras de tecido.

O baixo custo dos absorventes, que é de R$ 0,02 em média, contribui para reduzir o problema da falta de acesso a produtos adequados para o cuidado da higiene menstrual ao mesmo tempo que reduz a poluição ambiental.

Entre os principais prêmios já recebidos estão: 1° lugar na área Engenharia e Materiais da Mostratec 2021, 2º lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra da 20º Febrace e ter sido escolhido para representar o país na etapa internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, que acontece na Suécia, em 26 de agosto de 2022.

O projeto “Eco-socius: o comportamento dos jovens do litoral norte gaúcho na economia circular” empregou equações matemáticas e análise multivariada (observação de diferentes características) para sua análise, que demonstrou que ações educativas podem estimular os jovens a adotar práticas de consumo com responsabilidade social e ambiental.

O trabalho já foi premiado com diversos primeiros lugares: na 20ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), na categoria Ciências Sociais Aplicadas, com possibilidade de publicar artigo no periódico Scientia Prima, e conquista do Prêmio por um Mundo Sem Lixo, da empresa Movimento Circular; na Mostratec 2021, em História e Ciências Sociais; no Prêmio Jovem Pesquisador Gaúcho da Assembleia Legislativa do RS, com credencial para Regeneron ISEF e para Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Progresso a ciência, que ocorrerá em Brasília no mês de julho.

Sobre a Genius Olympiad

A Genius – Global Environmental Issues and Us – é uma competição internacional de projetos do ensino médio sobre questões ambientais. Fundada e organizada pelo Terra Science and Education e pela Universidade Estadual de Nova Iorque, ocorre em Oswego, Nova Iorque (EUA).