Campus debate possibilidade de regulamentação de atividades remotas

De forma a intensificar os debates acerca dos desafios e alternativas para realização de atividades acadêmicas durante a pandemia, o Conselho Superior (Consup) definiu o prazo de 15 dias para os campi promover reflexões entre estudantes, professores e técnico-administrativos. Para dar início a esse encaminhamento, o Campus Osório realizou, na manhã desta quinta-feira, 25 de junho, o primeiro encontro com representantes de todos os segmentos.

Foram convidados para a reunião virtual, coordenada pela diretora-geral Flávia Twardoswki, as entidades representativas dos estudantes (DCE e Grêmio Estudantil), a diretora de Ensino Milene Vitorino, representando os docentes; a pedagoga Paola Purin, pelos técnico-administrativos da área do Ensino; e o diretor de Administração Éder Morari, pelos servidores dos setores administrativos.

Em 2 de julho serão realizadas reuniões com cada um dos segmentos, pelos seus representantes. A programação será a seguinte: 9h30 técnicos administrativos, 10h docentes, 18h Grêmio Estudantil e 20h DCE. O link para o encontro será encaminhado por e-mail. Relatores ficarão responsáveis por organizar as reflexões acerca do ensino remoto. Os representantes do Grêmio e DCE farão a interlocução com o seguimento dos estudantes.

Serão discutidos itens como ‘para quais níveis de ensino e tipos de curso são aplicáveis o ensino remoto’, ‘como serão alcançados os estudantes que não possuem acesso a computador e internet, domínio de ferramentas digitais ou autonomia para estudos de forma remota’ e ‘como garantir a acessibilidade aos estudantes que necessitam de inclusão’.

Na sexta-feira (3) esses representantes se encontram para compilar o documento a ser entregue ao Conselho de Campus, que será reunido na semana seguinte para apreciação do tema.

O levantamento, definido como ‘Etapa 1’, precisa ser realizado até o dia 8 de julho e compartilhado com o Grupo de Trabalho (GT) Retomada do Calendário Acadêmico no IFRS, instituído no mês de março. O GT, composto por representantes de diferentes unidades e segmentos, incluindo estudantes, terá mais 15 dias, até 23 de julho, para compilar e organizar as observações e propostas dos 17 campi.

O resultado do trabalho será apresentado para apreciação em nova reunião do Consup. Enquanto isso, o calendário acadêmico segue suspenso. Atividades administrativas de todos os servidores, docentes e técnico-administrativos, continuam por meio remoto.

> Saiba mais na matéria disponível no portal do IFRS: Comunidade do IFRS intensifica debates sobre desafios e alternativas para atividades acadêmicas na pandemia