Campanha promove abraços virtuais por meio de troca de mensagens

Campanha envolveu estudantes e servidores

Em um momento onde as pessoas estão com saudade da troca de carinho por meio do contato físico, um abraço virtual já é um acalento e tanto, não é mesmo?! Pensando nisto, a equipe do ‘Programa Pertencer – Acolhimento, Escuta e Integração em Assistência Estudantil no IFRS’ realizou uma ação voltada a espalhar sensibilidade, afeto e empatia através de mensagens virtuais carinhosas.

A campanha ‘Palavras que Abraçam’ mobilizou a comunidade interna do Campus Osório para a troca de abraços virtuais simbólicos, por meio de mensagens acolhedoras. Foi desenvolvida durante todo o mês de agosto de 2021, com a divulgação da ação, a abertura de um formulário para envio de mensagens e a organização do processo de distribuição pela equipe.

Culminou na entrega dos abraços virtuais no dia 1° de setembro, por meio de cards personalizados produzidos pelas bolsistas da ação (como os modelos abaixo), marcando o início do mês conhecido por promover o cuidado e a atenção com a saúde mental e a prevenção do suicídio, o Setembro Amarelo.

Foram recebidos 118 abraços virtuais, encaminhados por 60 participantes. Os textos, porém, alcançaram toda a comunidade interna do campus, visto que algumas mensagens foram endereçadas para turmas, cursos e, até mesmo, equipes de trabalho.

A coordenação da campanha foi realizada pelo assistente de alunos Gabriel Pereira que avalia que “a atividade alcançou plenamente seus objetivos, pois provocou servidores e estudantes a parar por alguns instantes e refletir a afetividade, participando de um movimento que inspirou gentileza e sensibilidade”. Ele destaca também a atuação do grupo de bolsistas, que foi incansável durante todo o processo de organização e se mostrou muito feliz com o resultado obtido.

O retorno da ação veio por meio de diversos comentários enaltecendo sua importância, tanto como resposta ao e-mail de entrega dos abraços virtuais quanto na página do Programa Pertencer  no Instagram (@pertencer_ifrsosorio). As mensagens reiteravam o quanto o afeto é fundamental para as relações humanas, sendo ainda mais necessário no contexto de distanciamento social, dadas as mudanças na forma de conviver com o outro.