Câmara de Osório homenageia estudante e professora por conquista na ciência

“Cada investimento feito na educação do nosso país tem um valor incalculável”, essa frase que marcou a homenagem solene prestada pela Câmara de Vereadores de Osório à egressa Juliana Davoglio Estradioto e à professora Flávia Twardowski na noite de segunda-feira, 19 de agosto de 2019. Comunidade externa, estudantes e servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório acompanharam a terceira homenagem concedida pelo parlamento à jovem.

Esse foi mais um entre os cerca de 40 prêmios e menções honrosas recebidas por Juliana. A estudante formada no curso técnico em Administração integrado ao ensino médio é responsável pela pesquisa que conquistou em maio deste ano o 1º lugar na área de Ciência dos Materiais na Intel Isef – maior feira de ciências do mundo. No estudo, ela criou uma membrana biodegradável com a casca da noz de macadâmia que pode substituir materiais sintéticos. Sua orientadora foi a também homenageada Flávia Twardowski, doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora no IFRS – Campus Osório.

“A oposição entre partidos políticos foi deixada de lado em prol de algo maior: o reverenciamento à educação”, afirmou o vereador Ed Moraes. Em seu pronunciamento, o vereador Binho Silveira reafirmou a necessidade da evolução constante em todos os setores da educação para uma melhor formação da sociedade. “E para que isso continue existindo, é preciso que reivindiquemos o investimento”, destacou. À mestre e à aprendiz, foram dados os parabéns por levar o nome do município de Osório para o mundo e agora também ao universo – em alusão à premiação obtida pela jovem de batizar um asteroide.

No mesmo sentido,  Flávia agradeceu aos seus bolsistas e estudantes pela participação ativa e pela paciência em esperar pelas inspirações que são capazes de orientar jovens que, de estrelas, vão à asteroides, como foi o caso de Juliana. A estudante retribuiu o reconhecimento agradecendo pela “luz no caminho” que encontrou na orientadora e pela oportunidade de representar o poder de transformação do IFRS e do Campus Osório.

A importância da Instituição

Lembranças de 2008 também foram rememoradas pelo vereador Martim Tressoldi, que falou ao público sobre os desafios para a instalação do campus na cidade há nove anos atrás. Os agradecimentos não foram feitos apenas às homenageadas, mas também ao avô de Juliana e ex-vereador do município Gil Davoglio, um dos responsáveis pela luta enfrentada para a doação do terreno para a instituição.

A palavra “oportunidade” recebeu destaque durante a sessão solene. Para o diretor-geral do IFRS – Campus Osório, o termo define a chance que o Instituto teve em juntar as duas grandes mentes de Flávia e Juliana em prol de soluções sustentáveis para o Litoral Norte do RS. O gestor também reiterou que diversos outros projetos, com dezenas de outros alunos e grandes mentes, são desenvolvidos dentro do campus com o objetivo de ajudar no desenvolvimento da região. Para o vereador e presidente da Câmara Gilberto Gueiê, a instituição consolida sua importância através desses momentos.

A reitoria do IFRS também esteve presente na solenidade, representada pelo pró-reitor de pesquisa Eduardo Girotto, que destacou a gratidão do Instituto à Flávia e à Juliana por espalhar o nome do IFRS e da cidade através da ciência e do conhecimento.