Início do conteúdo

Aulas 2022: recepção dos estudantes e funcionamento do campus


Aulas no Campus Osório

As aulas do Campus Osório iniciam no dia 21 de fevereiro de 2022, presencialmente, para todos os cursos. Os espaços já estão sendo preparados e adaptados para a nova realidade que estamos enfrentando, a fim de seguir os protocolos estipulados no Plano de Contingência para a Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19 do IFRS. > Acesse o documento e obtenha mais informações em Retorno Seguro no IFRS

O funcionamento do Campus Osório acontece nos três turnos, com atendimento ao público das 7h30 às 22h40, conforme Portaria Nº 82/2015. E as aulas seguem os seguintes horários:

  • 7h40 às 12h05: 1ºs e 3ºs anos do Ensino Médio Integrado;
  • 13h30 às 17h55: 2ºs e 4ºs anos do Ensino Médio Integrado;
  • 19h05 às 22h40: curso Técnico em Administração Subsequente ao Ensino Médio e cursos superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Licenciatura em Letras Português/Inglês, Licenciatura em Matemática e Pós-graduação em Educação Básica e Profissional.
  • 18h15 às 22h40: cursos Técnico em Eventos e Técnico em Panificação, subsequentes ao Ensino Médio.

 

Primeiro dia de aula

Está sendo preparada uma programação especial para recepcionar a todos nesta retomada ao ensino presencial. Os estudantes dos cursos Integrados ao Ensino Médio que ainda não conhecem o campus (ingressantes dos 1ºs anos e estudantes do 2º anos) serão recepcionados no auditório, que fica no Bloco A. Os demais estudantes, inclusive dos turnos da noite, devem se dirigir ao Bloco B, onde serão encaminhados para as salas de aula.

 

Orientações gerais sobre o retorno seguro

Vacina

Vacine-se

As vacinas atuam na prevenção de doenças, induzindo a criação de anticorpos por parte do sistema imunológico. Reduzem a possibilidade de infecção, porém, caso a infecção ocorra, a vacina evitará sua evolução para quadros mais graves e principalmente a morte.

Portanto, pense em você e nos seus colegas e vacine-se contra a Covid-19! Não esqueça que é preciso estar com a imunização completa: por isso, se a sua vacina tiver segunda e terceira doses, procure o local de vacinação para reforçar a proteção.

> Como mais uma medida para ampliar a proteção da comunidade acadêmica, contribuindo para a retomada gradual de atividades presenciais, o IFRS exigirá o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para ingresso em suas unidades. A determinação está detalhada na Portaria nº 456/2021, publicada em dia 29 de outubro de 2021. A obrigatoriedade entrará em vigor em 29 de novembro de 2021.

 

Uso da máscara

Use máscara

É obrigatório o uso de máscara nos ambientes do IFRS. ⚠️ Somente são aceitas máscaras dos modelos:

  • tipo cirúrgica descartável,
  • de tecido de algodão com estrutura em três camadas,
  • respiradores do modelo N95 (PFF2).

> A máscara deve ser utilizada durante todo o tempo de permanência na instituição.

> Atente-se para o uso correto: um bom ajuste ao rosto e cobrindo o nariz e a boca.

> Troque a máscara a cada três horas (exceto os respiradores N95 – PFF2) ou antes, se perceber que ela está úmida ou danificada.

> Lembre-se de higienizar as mãos antes de colocar e retirar sua máscara, sempre pegando-a pelo elástico.

> No IFRS, a máscara somente deve ser retirada para ingestão de líquidos e alimentos,  preferencialmente em espaços de uso individual e ventilados. Logo que possível, recoloque-a. Se não puder estar em um espaço de uso individual nesse momento, vale lembrar que é importante respeitar o distanciamento físico entre as pessoas.

> Caso ocorra algum incidente com sua máscara e você não tenha uma reserva, verifique a disponibilidade na portaria da unidade.

> Se a sua máscara for descartável e você for descartá-la em uma unidade do IFRS, coloque-a dentro de um saco plástico e em uma lixeira fechada.

> No caso de máscaras de tecido, após o uso, higienize adequadamente, lavando com água e sabão.

> Em caso de contaminação da máscara ou das mãos com tosse ou espirro, proceda com a imediata troca e higiene das mãos.

 

Higienização das mãos

Higienize as mãos

> Lave as mãos com frequência, com água e sabão, por no mínimo 20 segundos. Lembre-se de esfregar com sabão as pontas dos dedos, entre eles e também o punho.

> Higienize as mãos com álcool gel ao entrar em uma unidade do IFRS e antes de sair. As unidades do IFRS estão disponibilizando o produto nos principais pontos de acesso e passagem de pessoas.

> Reaplique o álcool gel sempre que mantenha contato com objetos que outras pessoas tocaram recentemente ou quando sentir necessidade.

> Ao espirrar ou tossir, mesmo de máscara, cubra a boca e o nariz com a parte interna do braço. Mesmo assim, procure aplicar álcool gel depois.

> Evite levar as mãos ao nariz, à boca e aos olhos.

> Vale lembrar que você pode reforçar os cuidados de prevenção se higienizar antes do uso, com álcool líquido 70%, mesa, teclado, mouse ou outra superfície que vá tocar com as mãos.

 

Ventilação dos ambientes

Mantenha os ambientes ventilados

> Mantenha portas e janelas abertas, para permitir ventilação natural.

> O uso do ar-condicionado e de ventiladores em ambientes fechados não é recomendado.

> Se uma sala não tiver aberturas, o seu uso não está permitido no IFRS.

 

Distanciamento

Distanciamento seguro

> O distanciamento mínimo obrigatório entre pessoas nas unidades do IFRS é de 1,5 (um e meio) metro, com uso de máscara. Fique atento também:

> Não cumprimente pessoas com apertos de mão, abraços, beijos ou outro tipo de contato físico.

> Há cartazes informando o teto de ocupação de cada espaço no IFRS. Observe e respeite!

> Mesmo em filas de espera, lembre-se de respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas.

> Evite aglomerações nos espaços físicos do IFRS.

> Evite utilizar elevadores e quando necessário utilizar, respeite o teto de ocupação.

> Não realize eventos e reuniões presenciais com muitos participantes.

> Nas salas de trabalho ou de aula, se necessário, reorganize mesas e estações de trabalho para garantir o distanciamento necessário.

> E não esqueça que, se não estiver ao ar livre, é preciso também deixar os ambientes arejados (ou seja, com janelas e portas abertas).

 

Se tiver sintoma ou suspeita de Covid, não vá ao IFRS!

Alerta Muito Importante: Não compareça presencialmente ao IFRS caso:

> Estiver com qualquer sintomas como: tosse, febre (≥37,8ºC), coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, fadiga, mal estar e mialgia. sintomas gastrointestinais.

> Apresente resultado positivo para a Covid-19.

> Tenha entrado em contato com pessoas com confirmação ou suspeita da doença.

Sintoma ou suspeita de Covid? Fique em casa!

Se isso ocorrer, informe a situação à Comissão Local de Prevenção e Acompanhamento da Covid-19, no e-mail [email protected] . Conforme os sintomas, avalie também a necessidade de procurar um serviço de saúde.

Lembre-se: é comum apresentar um quadro assintomático estando infectado e mesmo assim transmitir o vírus. Por isso, se houver suspeita, evite contato com outras pessoas.

 

Fim do conteúdo