APNPs iniciam com semana de ambientação

arte recepção estudantes APNPs

Na próxima segunda-feira, 14 de setembro, iniciam as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) no IFRS. No Campus Osório, 841 estudantes irão participar das APNPs – o que corresponde a 90% do total de alunos. [> Confira aqui as homologações do Edital Nº 20/20] Para que todos sejam acolhidos nesta nova etapa, serão realizadas ações para recepção dos estudantes, voltadas a todas as modalidades de curso.

“Vamos ter uma semana inteira de ambientação, com uma programação diferenciada, voltada às especificidades de cada modalidade, de cada curso e até de cada turma. Tudo idealizado e organizado pela equipe de gestão do nosso campus, com a participação das coordenações de cursos, do Pedagógico e da Assistência Estudantil. O primeiro dia das APNPs será um momento especial, de acolhimento”, explica a diretora de Ensino Milene Vitorino.

> Confira a agenda

• Cursos técnicos integrados ao ensino médio – os alunos receberão por e-mail durante o final de semana, das coordenações dos cursos, uma chave de acesso e um tutorial com todas as instruções necessárias para acessar o Moodle do Campus Osório – onde estão disponibilizados os conteúdos das APNPs. Por conta disso, a coordenadora de Ensino Paola Purin reforça que todos devem ficar atentos aos seus e-mails, uma vez que este será um dos importantes canais de comunicação nessa etapa.

• Cursos subsequentes e superiores – a equipe de gestão do campus, com o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE), organizou encontros virtuais, que acontecerão na noite se segunda-feira pela plataforma Google Meet (com link encaminhado aos estudantes por e-mail) nos seguintes horários:

19h – Recepção dos estudantes dos cursos Subsequentes e das Licenciaturas

20h30min – Recepção dos estudantes dos Tecnólogos e da Pós-graduação

Sobre as APNPs

As atividades, chamadas de APNPs, serão ofertadas durante o período de pandemia de Covid-19 de forma optativa aos estudantes dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação dos 17 campi que se inscreveram para participar.

As APNPs são equivalentes a componentes curriculares (disciplinas) e poderão ser computadas na carga horária dos cursos (ou seja, os estudantes que concluírem com êxito poderão aproveitar esses componentes, integralizando-os em seus históricos). No entanto, o calendário acadêmico permanece suspenso. É como se o semestre 2020/1 tivesse sido “congelado” em março. Quando o IFRS considerar que há condições de retornar presencialmente de forma segura, todas as atividades serão retomadas de onde pararam.

Por isso, aqueles que não conseguirem acompanhar as APNPs têm garantido o direito à matrícula em todos os componentes que estavam matriculados no semestre 2020/1. Isso quer dizer que as matrículas seguem vigentes, apenas o calendário está suspenso.

> Saiba mais:

Começam as Atividades Pedagógicas não Presenciais nos campi do IFRS

Dicas para estudar de forma não presencial