Início do conteúdo

App em desenvolvimento no campus é destaque em site de conteúdos educativos e de entretenimento


Projeto é destaque no site 'Manual do Mundo'

O projeto de pesquisa ‘ZOODEX: uma enciclopédia biológica interativa’ figurou entre as iniciativas divulgadas pelo site ‘Manual do Mundo’ – conhecido por compartilhar conteúdos educativos e de entretenimento, com foco na ciência. Com chamada de capa, a matéria contém entrevista e vídeo sobre a enciclopédia virtual que está sendo desenvolvida no formato de aplicativo móvel interativo (App). O objetivo é aproximar os habitantes da região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul do conhecimento biológico de espécies locais.

A comparação com o jogo Pokémon GO deve-se ao fato da ZOODEX  ter sido inspirada na Pokédex – enciclopédia onde são acessadas as características dos pokémons, como hábitat, agressividade e tipo de alimentação. O projeto é realizado pelos estudantes Maysa Silva Rosa, Rafael Lopes da Silva e Yuri Fernandes Gomes, sob orientação da docente Lisiane Zanella e coorientação dos professores Cláudius Soares e Bruna Flor da Rosa.

A divulgação no site é uma parceria entre o Manual do Mundo e a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), evento no qual a ZOODEX conquistou o 3º lugar em ‘Ciências Biológicas’ na 19ª edição, realizada em março deste ano. > Confira a matéria

 

Sobre o projeto

O banco de dados da enciclopédia ZOODEX possui mais de 100 espécies de aves catalogadas. Em cada registro é possível ver fotos das espécies, a classificação taxonômica, nome científico e nome comum, e se aquela espécie corre risco de extinção ou está ameaçada.

Segundo a coordenadora, Lisiane Zanella, os estudantes “pesquisaram sobre as aves que ocorrem na região e catalogaram as imagens registradas por observadores e especialistas que estão disponíveis na WikiAves” – site de conteúdo interativo direcionado à comunidade brasileira de observadores de aves.

Fim do conteúdo