Agenda de eventos virtuais da semana: 25 a 29 de maio

Confira as atividades online programadas para a semana (25 a 29 de maio) e fica em casa, se puder!

• Terça-feira (26/5)

18h30 – Palestra ‘Imagem da beleza feminina na publicidade – Caso Brasil/Portugal’

O evento é uma proposta do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade do Campus Osório e vinculado ao Programa de Ações do NEPGS: Educação para diversidade.

Aberto ao público em geral, versará sobre representações e estereótipos da imagem feminina nas campanhas publicitárias. A palestrante, Hadassa Oliveira, é mestra em Internet e Comunicação em Rede e doutoranda em Ciências da Comunicação pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).

Para participar, faça inscrição no formulário online. O link para acesso ao evento será enviado como resposta ao e-mail da inscrição. Serão gerados certificados para os participantes.

• Quarta-feira (27/5)

18h – Salas Temáticas Virtuais ‘Home Office e TI: experiências profissionais’

Alunos, servidores e terceirizados são os convidados para mais uma edição da atividade, que esta semana recebe para o bate-papo virtual o analista de sistemas Carlos Côrrea. O profissional mora em Portugal e trabalha com desenvolvimento de aplicativos para iOS há mais de 8 anos.

O link para acesso, via Google Meet, será encaminhado 1h antes do evento por e-mail, para estudantes e servidores, e por whatsapp para os trabalhadores terceirizados.

• Quinta-feira (28/5)

19h – Evento ‘SciTech Talk: Careers in Science & Technology’

Em mais uma parceria, o Campus Osório do IFRS e a UFRGS Litoral Norte promovem o evento em inglês, que terá como tema ‘carreiras em ciência e tecnologia’. Com quatro convidados que falarão sobre suas trajetórias profissionais, entre os quais o professor do campus Bruno Fernandes, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a atividade online busca apresentar um panorama sobre algumas possibilidades profissionais.
Embora o evento seja aberto a toda a comunidade, o assunto deve interessar especialmente os alunos do ensino médio e os do curso de Letras. Para participar, basta fazer inscrição por formulário online até às 18h. A participação garante certificado de participação de 2h.

O SciTech Talk será transmitido pela plataforma de webconferência Mconf do projeto.

20h30 – I Ciclo de Palestras ‘Diálogos entre Educação e Trabalho’

A segunda palestra da atividade de extensão promovida pela coordenação do curso de pós-graduação em Educação Básica e Profissional será com a profa. Dra. Olga Falceto, do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina – UFRGS.

O Ciclo de Palestras tem como público-alvo servidores e estudantes do Campus Osório, especialmente dos cursos de licenciaturas e da pós-graduação, professores da rede pública e privada do litoral norte gaúcho e demais pessoas da comunidade interessadas nas temáticas Educação.

A atividade é composta por quatro palestras virtuais, via plataforma Google Meet, realizadas no período de 21 de maio a 18 de junho. A primeira já ocorreu na semana passada. As inscrições para participação das salas virtuais devem ser feitas por formulário online. Os links para acesso serão encaminhados como resposta da inscrição, 1h antes da cada palestra. A atividade gera certificado para quem participar de pelo menos três palestras, podendo chegar a 20h.

• Sexta-feira (29/5)

19h – Palestra ‘A arte nos torna melhores?’

A atividade virtual, coordenada pelo professor de literatura Dudlei Floriano de Oliveira, contará com a participação do docente Eduardo Marks, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em um momento em que se debate as relações entre arte, sociedade e política, a palestra busca discutir o papel da arte na humanidade e suas implicações éticas nas relações entre arte e artista.

Os interessados em participar precisam encaminhar e-mail para [email protected] até às 18h do dia da atividade, que o link será repassado. Os participantes receberão certificado de 2h.