Agenda de atividades virtuais da semana: 27 a 31 de julho

A semana está repleta de eventos virtuais abertos à participação da comunidade. Confira a programação do Campus Osório e participe!

Terça-feira (28/7)

16h – Roda de conversa sobre o livro Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro

Para entender mais sobre como o racismo estrutural acontece na nossa sociedade. Atividade promovida pelos núcleos do campus Neabi e Nepgs em alusão ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho. Inscrição por formulário online. Certificação de 2h.

Quarta-feira (29/7)

9h – Apresentação do projeto de extensão ‘Sistema de Monitoramento da COVID-19 para a Prefeitura de Osório’

O projeto do Campus Osório está na pauta da live ‘Extensão em Diálogo’, realizada pelo IFRS para divulgar e debater as ações contempladas com edital da instituição voltadas ao combate da covid-19 e para solidariedade à comunidade. Para assistir,  acesse aqui.

Será apresentado pelos professores coordenadores Bruno Fernandes e Vinicius Machado e pelo estudante Luan Silveira, da turma 401 do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.

Quinta-feira (30/7)

Intervenção sonora ‘Contra-hipnose midiática low tech’

Um carro de som vai circular pela cidade de Osório dando início à programação do projeto ‘FORA DA GAIOLA –
tensionamentos da paisagem sonora’, do professor de Artes do campus Estevão da Fontoura. Contemplado com recursos do edital “Jogue Limpo com a Cultura”, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude de Osório, o projeto é parte inaugural da Galeria de Arte Claudia Paim – programa de extensão do Campus Osório que disponibilizará para a comunidade uma infraestrutura de galeria de arte ainda inédita na cidade.

O referido programa conta com recursos do Edital do IFRS de apoio a projetos e programas de extensão voltados à arte e à cultura e realizará pelo menos quatro exposições anuais e um festival anual de performance, com
potencial para trazer ao município artistas de todo o estado. O cronograma do projeto sofreu alterações em função da pandemia Covid-19 e o que seria uma exposição descentralizada, com duração de um mês, será agora uma programação que se estenderá por todo o segundo semestre, ocupando as ruas da cidade e as redes sociais.

> Saiba mais no site do professor Estêvão

14h – Banca de TCC da pós-graduação em Educação Básica Profissional da aluna Niége Pinheiro Irigaray

A pesquisa, orientada pela professora Elisa Daminelli, tem como título ‘RPG como ferramenta educativa: Uma proposta de integração com alunos do Ensino Fundamental’.  A banca será composta por Maria Augusta Martiarena de Oliveira e Paola Cardoso Purin.

A transmissão da defesa, de forma remota, será feita pelo link meet.google.com/eqk-nsjk-ker

20h – Live Trajetórias Femininas Negras no Litoral Norte do RS

Também em alusão ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, organizado pelo Neabi e Nepgs. Terá como convidadas Francisca Dias (Rainha Ginga do Maçambique de Osório), Tamyres Filgueira (servidora da Ufrgs e militante dos movimentos sociais) e Isabel dos Santos (professora municipal de Osório). Evento com inscrição por formulário online e com certificação.