Início do conteúdo

Ação mobiliza comunidade para arborizar o campus


Grupo realizou o trabalho de plantio das mudas

O Campus Osório deve ficar ainda mais bonito nos próximos anos. Um mutirão reuniu professores e técnico-administrativos do campus e colaboradores externos para realizar o plantio de 88 mudas de plantas de 16 espécies. A ação, realizada na manhã de 13 de agosto de 2021, é a fase 1 do projeto ‘Arborização do IFRS – Campus Osório’, desenvolvido pelo Núcleo de Agroecologia, Segurança Alimentar e Educação Ambiental que está sendo implantado no campus sob coordenação da professora de biologia Lisiane Zanella.

Um total de 67 mudas, substrato e hidrogel foram doados pelo Horto Florestal via Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária de Osório. Servidores levaram mais 21 mudas. Todas foram plantadas nos entornos dos blocos A (Administrativo), D (Almoxarifado) e E (Convivência).

Participaram da ação os servidores Adriana Silvester Quadros, Agnes Schmeling, Bianca Pugen, Camila Vessozi da Silva, Flávia Twardowski, Gabriel de Castro Tereza, Gabriela Morél, Ingrid Gonçalves Caseira, Isabel Cristina Tedesco Selistre, Lisiane Zanella, Maria Cristina Schefer e Uady Rocha Sessim.

Contou também com a colaboração externa de Claudionir Fernandes da Rosa Ávila (técnico da Emater), José Leonardo da Costa e Vanderlei Gomes do Santos (servidores do Horto Florestal de Osório) e da bióloga Carine Borba dos Santos (pós-graduada no curso de Especialização em Educação Básica e Profissional, que produziu seu TCC com foco no projeto de arborização do campus, orientado pela professora Lisiane Zanella).

Foram plantadas 20 de trepadeira Amor-agarradinho, 6 de acerola e 62 de espécies nativas, sendo: 6 Goiaba-serrana, 3 Chal-Chal, 3 Guabiroba, 4 Grumixama, 6 Cerejeira-do-mato, 6 Uvaia, 7 Pitangueira, 3 Ingá-feijão, 4 Guabiju, 8 Aroeira-salsa, 9 Ipê-amarelo, rosa e roxo (3 de cada) e 3 Bacupari.

A professora Lisiane Zanella já está planejando a fase 2 do projeto, prevista para ocorrer ainda no mês de setembro, e focada na jardinagem do campus: “Pretendemos plantar flores e plantas ornamentais nos canteiros entre os blocos e próximo da portaria com o objetivo de trazer mais cor e beleza natural. O Horto Florestal já disponibilizou substrato para o plantio e as mudas serão trazidas de casa pela nossa professora Agnes”.

Fim do conteúdo