Início do conteúdo

Cinco comissões e Conselho de Campus estão com vagas abertas para estudantes


Vagas para discentes em comissões regimentais

Estão abertas, até 27 de novembro de 2025, as inscrições para candidatura no processo eleitoral destinado à escolha de representantes discentes em seis Comissões Regimentais e no Conselho de Campus (CONCAMPO) do Campus Osório. As normas estão definidas no Edital nº 31/2025 e seguem o cronograma retificado em 21 de novembro. Ao todo são 34 vagas, todas para mandato de um ano. A participação dos estudantes é fundamental para o fortalecimento da gestão democrática, contribuindo para o aprimoramento das ações acadêmicas e institucionais.

Além do CONCAMPO, as vagas são para representação nas seguintes comissões: Própria de Avaliação (CPA), de Avaliação e Gestão de Ensino (CAGE), de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação (CAGPPI), de Gerenciamento das Ações de Extensão (CGAE), Permanente de Processo Eleitoral (COPPE) e de Assistência Estudantil (CAE).

As inscrições devem ser feitas individualmente, até 27 de novembro, exclusivamente por formulário eletrônico disponibilizado pela COPPE, que é responsável pela condução do processo.

Para o Conselho Superior (CONCAMPO), órgão máximo do Campus Osório, de caráter consultivo e deliberativo, a eleição será para três titulares e três suplentes.

Na Comissão Própria de Avaliação (CPA) são duas vagas, sendo uma para representante titular e outra para suplente. A CPA integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e atua com autonomia, no âmbito de sua competência legal, em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição.

A Comissão de Avaliação e Gestão de Ações de Ensino (CAGE), que tem a finalidade de propor, colaborar, avaliar e prestar assessoramento às atividades de gestão de ensino, serão escolhidos três titulares e três suplentes.

Já para a Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação (CAGPPI), órgão colegiado de assessoramento às atividades de gestão de pesquisa, pós-graduação e inovação, as inscrições são para quatro titulares e três suplentes.

A Comissão de Avaliação e Gerenciamento de Ações de Extensão (CGAE) é o órgão colegiado permanente no âmbito do Campus Osório, integrante da estrutura regimental do IFRS, com natureza propositiva, consultiva, avaliativa, deliberativa e fiscalizadora, vinculada ao setor de Extensão e constituída para gerenciar as ações de extensão, no âmbito de sua atuação e atribuições, em atendimento à Política de Extensão do IFRS e demais resoluções e instruções normativas da instituição. Para essa comissão serão selecionados cinco titulares e três suplentes.

Para a Comissão Permanente de Processo Eleitoral (COPPE), o processo eleitoral ocorrerá para o preenchimento de duas vagas para titulares e uma para suplente. A comissão é responsável pelos processos eleitorais de representação estudantil, de comissões permanentes ou específicas, núcleos e outros cargos e funções eletivas que vierem a ser criadas por meio do Estatuto do IFRS, do Regimento Geral do IFRS, pelo Regimento dos Campi do IFRS, bem como pela Direção-geral do campus.

Para a Comissão de Assistência Estudantil (CAE), órgão que possui em seu âmbito a função de apoiar a Coordenadoria de Assistência Estudantil no planejamento, execução e acompanhamento da Política de Assistência Estudantil, a seleção prevê duas vagas de titulares.

Fim do conteúdo