Institucional
Momento de refletir sobre o IFRS: estudantes e servidores devem participar da Avaliação Institucional 2025
Está aberto, até 7 de novembro, o período da avaliação institucional 2025 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Estudantes de todos os níveis de ensino e servidores são convidados a participar. Basta responder a um questionário online que busca analisar a instituição, os cursos oferecidos, os professores e que estimula os alunos a fazerem uma autoavaliação.
O instrumento é dividido em quatro grupos de perguntas: Avaliação institucional/Comunidade Interna (todos respondem); Autoavaliação do curso (estudantes e professores respondem); Autoavaliação do estudante (os alunos respondem); e Avaliação do professor pelo estudante (só alunos respondem). Para cada instrumento de pesquisa, é necessário em torno de 4 minutos para responder. O acesso ao formulário é feito via CPF, mas, de acordo com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), as respostas são anônimas (não são vinculadas ao CPF do respondente).
O prazo para responder vai até o dia 07 de novembro. Para participar, acesse: avaliacao.ifrs.edu.br.
Auxílio para a tomada de decisões
Os resultados obtidos na pesquisa institucional auxiliam o IFRS na tomada de decisões. As informações podem servir como base para ações que vão desde alteração de cursos até a compra de equipamentos ou melhorias na infraestrutura. Os resultados serão disponibilizados na forma de um relatório até 30 de março de 2026.
O processo de avaliação institucional é conduzido pela CPA, vinculada à Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional. Durante este ano, a CPA Central e as unidades locais (CPAs de todos os campi do IFRS) atuaram na revisão e atualização dos instrumentos de pesquisa de modo promover melhorias no processo de autoavaliação. Entre as principais mudanças estão a alteração da ordem da escala Likert (modelo usado para registrar as respostas) e a adição e supressão de algumas perguntas, após consulta realizada com todos os servidores e estudantes do IFRS.
> Para saber mais sobre a avaliação institucional no Campus Osório e acessar os últimos relatórios, viste a página Avaliação Institucional