Início do conteúdo

Eleição para o cargo de diretor-geral pro tempore: eleitores devem realizar cadastro para a votação


eleitores_

A publicação das listas definitivas dos votantes para o processo eleitoral do diretor-geral pro tempore* do Campus Osório ocorre nesta sexta-feira, 1º de novembro. Agora a próxima etapa, segundo o cronograma, é a realização de cadastro pelos eleitores nos dias 04 e 05 de novembro. As orientações estão disponibilizadas nas referidas listas, publicada na aba Eleição para diretor(a)-geral pro tempore 2024 – 2028. Quem não realizar o cadastro no período previsto ficará impedido de votar.

Estudantes e servidores devem cadastrar um endereço de e-mail, pelo qual receberão uma credencial única e individual a ser utilizada no Sistema Helios de votação on-line, que é utilizado pelo IFRS e outras universidades e institutos federais do país. O cadastramento do e-mail será realizado mediante a autenticação do eleitor por meio do login único do GOV.BR e conferência com a base de dados de eleitores aptos, garantindo a segurança e o sigilo do voto.

A campanha eleitoral encerra no dia 11 de novembro. A eleição ocorrerá no dia 12 de novembro, das 9h às 21h, de forma virtual, através de votação pelo sistema eletrônico digital Helios Voting. Até às 13h do dia 13 de novembro, a Comissão Eleitoral Local do Campus Osório publicará o resultado preliminar do primeiro turno. A homologação do resultado será em 18 de novembro. Caso haja segundo turno, a votação ocorrerá em 26 de novembro e as etapas seguirão o cronograma estabelecido.

O processo de consulta para indicação do diretor(a)-geral pro tempore do Campus Osório é democrático, oportunizando que a comunidade do campus participe tanto da condução do processo quanto da escolha do seu representante. Foi deflagrado pelo Conselho Superior do IFRS (Consup) por meio da Resolução CONSUP nº 041, de 24 de setembro de 2024 e é conduzido pela Comissão Eleitoral Local do Campus Osório, aprovada pelo Conselho de Campus do Campus Osório (Concampo) conforme a Resolução nº 29, de 10 de outubro de 2024.

* a expressão latina pro tempore significa “por enquanto” ou “temporariamente” e seu uso, neste caso de diretor(a)-geral pro tempore, refere-se ao fato de que o eleito cumprirá o período remanescente do mandato de seu antecessor, que renunciou o cargo, ou seja, até fevereiro de 2028.

 

> Leia também:

Dois professores concorrem ao cargo de diretor(a)-geral pro tempore

Inicia o processo de consulta para o cargo de diretor(a)-geral pro tempore do Campus Osório

Fim do conteúdo