Início do conteúdo

Dois professores concorrem ao cargo de diretor(a)-geral pro tempore


Divulgação candidatos eleição diretor-geral

Com a divulgação da relação dos candidatos homologados para o processo de consulta ao cargo de Diretor(a)-geral pro tempore* do Campus Osório nesta sexta-feira, 25 de outubro de 2024, estão confirmadas as candidaturas de José Cláudio Corrêa Seferim e Marcelo Paravisi. O documento, bem como o edital de regramento da eleição e demais arquivos relativos, estão disponíveis no site do Campus Osório, na aba Eleição para diretor(a)-geral pro tempore 2024 – 2028.

José Cláudio Corrêa Seferim tem 67 anos e é docente na área de Administração de Empresas no IFRS desde 2010.
Possui formação nas áreas de Administração de Empresas, Análise de Sistemas, Matemática e Eletrônica. É especialista em Educação Técnica e Tecnológica, mestre em Engenharia, doutorando em Educação. Atuou nas áreas de Eletrônica e Computação, de 1980 até 1990 e como empresário na indústria Eletrônica e
Computação, de 1991 até 2007. É autor dos livros “A Política de Cotas Raciais no Brasil” e “A Origem das Baterias”.

Marcelo Paravisi é Engenheiro de Computação (FURG), com especialização em Educação Profissional (IFRS – Campus Osório), Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação (PUCRS). Ingressou como professor no IFRS – Campus Osório em 2012, tendo exercido os cargos de coordenador e diretor de Ensino entre 2013 e 2016, período em que atuou na implantação dos cursos superiores de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Licenciatura em Matemática e Letras. Ministra aulas de programação nos cursos Técnicos em Informática e no ADS, desenvolvendo projetos de extensão e pesquisa nas áreas de programação e robótica. Desde 2022 coordena o curso de Operador de Computador na modalidade EJA (em parceria com escolas da rede estadual do RS), e recentemente assumiu o curso superior de ADS. Participou da Implantação do Habitat de Inovação WindMaker, fazendo parte da sua equipe gestora.

 

Próximas etapas

Acampanha eleitoral terá início em 26 de outubro e encerra no dia 11 de novembro. A eleição ocorrerá no dia 12 de novembro, das 9h às 21h, de forma virtual, através de votação pelo sistema eletrônico digital Helios Voting. Estudantes e servidores podem votar. Entretanto, todos os eleitores aptos deverão cadastrar-se entre os dias 04 e 05 de novembro, conforme orientações que serão disponibilizadas na Lista Definitiva dos Votantes de cada segmento, a ser publicada em 1º de novembro.

Até às 13h do dia 13 de novembro, a Comissão Eleitoral Local do Campus Osório publicará o resultado preliminar do primeiro turno. A homologação do resultado será divulgada em 18 de novembro. Caso haja segundo turno, a votação ocorrerá em 26 de novembro e as etapas seguirão o cronograma estabelecido.

O processo de consulta para indicação do diretor(a)-geral pro tempore do Campus Osório é democrático, oportunizando que a comunidade do campus participe tanto da condução do processo quanto da escolha do seu representante. Foi deflagrado pelo Conselho Superior do IFRS (Consup) por meio da Resolução CONSUP nº 041, de 24 de setembro de 2024 e é conduzido pela Comissão Eleitoral Local do Campus Osório, aprovada pelo Conselho de Campus do Campus Osório (Concampo) conforme a Resolução nº 29, de 10 de outubro de 2024.

* a expressão latina pro tempore significa “por enquanto” ou “temporariamente” e seu uso, neste caso de diretor(a)-geral pro tempore, refere-se ao fato de que o eleito cumprirá o período remanescente do mandato de seu antecessor, que renunciou o cargo, ou seja, até fevereiro de 2028.

 

Leia também: 

> Inicia o processo de consulta para o cargo de diretor(a)-geral pro tempore do Campus Osório

Fim do conteúdo