Campus realiza processos eleitorais para composição de Comissões Regimentais e do Conselho Superior

Card eleições comissões regimentais e Conselho Superior

Estão abertas até 3 de setembro de 2024, as inscrições para candidatura nos processos eleitorais orientados pelo Edital Nº 26, que definirão representantes para cinco comissões do Campus Osório (Comissão Própria de Avaliação – CPA, Comissão de Avaliação e Gestão de Ensino – CAGE, Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação – CAGPPI, Comissão de Gerenciamento das Ações de Extensão – CGAE e Comissão Permanente de Processo Eleitoral – COPPE) e para o Conselho Superior (CONSUP) do IFRS.

As inscrições dos candidatos devem ser realizadas de forma individual, exclusivamente por meio de formulário eletrônico. A eleição ocorrerá nos dias 16 e 17 de setembro, pelo site do Sistema de Eleições do Campus Osório.

Para compor a Comissão Própria de Avaliação (CPA) serão escolhidos um representante titular e um suplente de cada categoria (docente, técnico-administrativos e discentes), totalizando seis membros. O mandato é de três anos. A CPA integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e atua com autonomia, no âmbito de sua competência legal, em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição.

Para a Comissão de Avaliação e Gestão de Ações de Ensino (CAGE), que tem a finalidade de propor, colaborar, avaliar e prestar assessoramento às atividades de gestão de ensino, serão escolhidos três  titulares e três suplentes de cada categoria (docente, técnico-administrativos e discentes), num total de 18 membros. O mandato é de dois anos, com exceção dos discentes, que é de apenas um ano.

Já para a Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação (CAGPPI), órgão colegiado de assessoramento às atividades de gestão de pesquisa, pós-graduação e inovação, as inscrições são para quatro titulares e três suplentes de cada categoria (docente, técnico-administrativos e discentes), somando 21 membros. O mandato é de dois anos, com exceção dos discentes, que é de apenas um ano.

A Comissão de Avaliação e Gerenciamento de Ações de Extensão (CGAE) é o órgão colegiado permanente no âmbito do Campus Osório, integrante da estrutura regimental do IFRS, com natureza propositiva, consultiva, avaliativa, deliberativa e fiscalizadora, vinculada ao setor de Extensão e constituída para gerenciar as ações de extensão, no âmbito de sua atuação e atribuições, em atendimento à Política de Extensão do IFRS e demais resoluções e instruções normativas da instituição. Para esta comissão, serão selecionados cinco titulares e três suplentes de cada categoria (docente, técnico-administrativos e discentes), num total de 24 membros. O mandato é de dois anos, com exceção dos discentes, que é de apenas um ano.

Para a Comissão Permanente de Processo Eleitoral (COPPE), responsável pelos processos eleitorais de representação estudantil, de comissões permanentes ou específicas, núcleos e outros cargos e funções eletivas que vierem a ser criadas por meio do Estatuto do IFRS, do Regimento Geral do IFRS, pelo Regimento dos Campi do IFRS, bem como pela Direção-geral do campus, o processo eleitoral ocorrerá para o preenchimento das seguintes vagas: dois titulares e um suplente de cada categoria (docente, técnico-administrativos e discentes), num total de 9 membros. O mandato também é de dois anos, com exceção dos discentes, que é de apenas um ano.

Já para o Conselho Superior (CONSUP),  o órgão máximo do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, de caráter consultivo e deliberativo, a eleição será para um titular e um suplente de cada categoria (docente, técnico-administrativos e discentes), num total de seis membros. O mandato é de dois anos.

Estão aptos a votar no(a) representante de seu respectivo segmento: servidores(as) do quadro permanente do IFRS – Campus Osório e em efetivo exercício; e discentes com matrícula regular ativa e frequência regimental nos cursos do IFRS – Campus Osório. A publicação do resultado final do processo eleitoral será no dia 26 de setembro.