Cursos Técnico em Eventos e Técnico em Panificação promovem 3º IF Mãos na Massa

Concurso realizado pelos cursos Técnico em Panificação e Técnico em Eventos acontece na noite de 8 de novembro

O concurso mais saboroso do Campus Osório será realizado na noite da próxima terça-feira, 8 de novembro de 2022, em sua terceira edição: o “IF Mãos na Massa”. Neste ano, o objetivo da atividade é desconstruir conceitos sobre os alimentos para fins especiais por meio da produção de produtos isentos de glúten (público celíaco), zero lactose (para intolerantes) e sem açúcar (público diabético), pelos estudantes do curso Técnico em Panificação.

Promovido pelos cursos técnicos subsequentes em Eventos e em Panificação, o concurso é organizado pelo Laboratório de Turismo e Hospitalidade, numa parceria que mostrou que desta forma a receita sempre dá certo!

Uma prova prática será realizada, iniciando por volta das 19h. As três equipes (Equipe Desenvolvendo Talentos, Equipe Pão da Hora, Equipe Inovapão), compostas por três estudantes cada, devem desenvolver uma mesma receita. A avaliação irá compreender desde o início do processo de mise en place até a apresentação e degustação do produto final em relação aos seguintes itens: organização, divisão de tarefas e criatividade.

O juri será constituído por quatro membros, com conhecimentos técnicos e/ou apreciadores da panificação: Carla Carin Machado (egressa do curso Técnico em Panificação); Paloma Moro (nutricionista clínica funcional); Gabriela Jacques Prestes (jornalista) e Claudia Ribeiro de Souza (confeiteira e proprietária da Jardim Doce Confeitaria). Os atributos sensoriais a serem avaliados serão sabor, textura, aparência e aceitação global.

> Acesse o Regulamento do 3º IF Mãos na Massa

Sobre a atividade

O “IF Mãos na Massa” é um projeto de ensino desenvolvido no formato de um evento na área da Gastronomia no IIFRS – Campus Osório. Visa proporcionar aos acadêmicos do curso Técnico em Eventos uma oportunidade de trabalhar as competências para o planejamento, organização, execução e finalização de um evento, o que resulta na reunião dos referenciais apreendidos em sala de aula nos diversos componentes curriculares, como atividade prática integrada prevista no Projeto Pedagógico do Curso. Para os alunos do curso técnico em Panificação é um momento para estímulo e incentivo à produção alimentícia da panificação, envolvendo-os em uma prática diferenciada de aprendizagem, estimulando o desenvolvimento de competências necessárias ao mundo do trabalho.

Os objetivos específicos são: estimular e incentivar os alunos para a produção alimentícia da panificação, em especial de produtos para fins especiais, por meio da realização de um concurso; envolver os alunos em uma prática diferenciada de aprendizagem, estimulando o desenvolvimento de competências como: trabalhar em equipe com iniciativa, criatividade e sociabilidade; desenvolver a capacidade de trabalhar em conformidade com as normas e procedimentos técnicos e de qualidade; gerar interação entre os alunos do curso de Panificação e destes, com os alunos do curso de Eventos; colaborar na divulgação dos cursos subsequentes de Eventos e de Panificação do IFRS – Campus Osório.