3º IF Mãos na Massa desafia estudantes a produzir pão de queijo sem lactose

Movimentação no Laboratório de Panificação durante o IF Mãos na Massa

A grande movimentação de pessoas no Bloco C e o cheiro delicioso no ar marcaram a realização do “3º IF Mãos na Massa”. Promovido pelos cursos técnicos subsequentes em Eventos e em Panificação, e organizado pelo Laboratório de Turismo e Hospitalidade, o concurso ocorreu na noite de terça-feira, 8 de novembro de 2022.

A edição teve por objetivo desconstruir conceitos sobre os alimentos para fins especiais por meio da produção de produtos isentos de glúten (público celíaco), zero lactose (para intolerantes) e sem açúcar (público diabético). E o desafio culinário, anunciado durante a solenidade de abertura pela professora Mônica Ikeda, foi pão de queijo sem lactose.

As equipes Desenvolvendo Talentos, Pão da Hora e Inovapão, compostas por três estudantes cada, colocaram a mão na massa, literalmente. Após as fornadas, os pães de queijo produzidos foram servidos aos jurados, que avaliaram desde o início do processo (chamado mise en place) até a apresentação e degustação do produto final em relação aos seguintes itens: organização, divisão de tarefas,  criatividade e  atributos sensoriais (sabor, textura, aparência e aceitação global).

O júri foi constituído por quatro mulheres com conhecimentos técnicos e/ou apreciadores da panificação: Carla Carin Machado (egressa do curso Técnico em Panificação); Paloma Moro (nutricionista clínica funcional); Gabriela Jacques Prestes (jornalista) e Claudia Ribeiro de Souza (confeiteira). O evento foi acompanhada pelo diretor-geral substituto, Eder José Morari e pela Diretora de Ensino, Fabiana Leindeker da Silva.

Antes do anúncio dos vencedores, o estudante Gilberto Koelzer Junior, do curso Técnico em Eventos, apresentou dicas de empreendedorismo para panificação e também provocou uma reflexão sobra a importância do lazer para o cuidado da saúde física e mental.

E o melhor pão de queijo, segundo as juradas, foi produzido pela equipe Inovapão, que comemorou a conquista. O grupo Pão da Hora também recebeu premiação, mas pelo vídeo mais criativo de apresentação da equipe.

A coordenadora do curso Técnico em Panificação, Fernanda Arboite, destacou seu orgulho em ver o resultado do trabalho desenvolvido pelos estudantes e ressaltou que são ações como essa que constroem a história do curso, do campus e da vida de cada um dos envolvidos.

Já Ana Lúcia O. Saraiva, coordenadora do Técnico em Eventos, agradeceu a todos os envolvidos, em especial a parceria da professora Mônica Ikeda, que topou realizar o evento nas disciplinas que ministra: “Alimentos para fins específicos” e “Desenvolvimento de produtos”.

Sobre a atividade

O “IF Mãos na Massa” é um projeto de ensino desenvolvido no formato de um evento na área da Gastronomia no IIFRS – Campus Osório. Visa proporcionar aos acadêmicos do curso Técnico em Eventos uma oportunidade de trabalhar as competências para o planejamento, organização, execução e finalização de um evento, o que resulta na reunião dos referenciais apreendidos em sala de aula nos diversos componentes curriculares, como atividade prática integrada prevista no Projeto Pedagógico do Curso. Para os alunos do curso técnico em Panificação é um momento para estímulo e incentivo à produção alimentícia da panificação, envolvendo-os em uma prática diferenciada de aprendizagem, estimulando o desenvolvimento de competências necessárias ao mundo do trabalho.

Os objetivos específicos são: estimular e incentivar os alunos para a produção alimentícia da panificação, em especial de produtos para fins especiais, por meio da realização de um concurso; envolver os alunos em uma prática diferenciada de aprendizagem, estimulando o desenvolvimento de competências como: trabalhar em equipe com iniciativa, criatividade e sociabilidade; desenvolver a capacidade de trabalhar em conformidade com as normas e procedimentos técnicos e de qualidade; gerar interação entre os alunos do curso de Panificação e destes, com os alunos do curso de Eventos; e colaborar na divulgação dos cursos.