Início do conteúdo

NEPGS debate sobre feminismo


O NEPGS (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade) promoveu uma roda de conversa para debater sobre feminismo. A atividade aconteceu no saguão da biblioteca, no intervalo das aulas, e contou com a presença de alunos e servidores.

O debate iniciou com a apresentação da professora Nathália Gasparini, que trouxe um Slam (Poesia falada autoral) para iniciar a conversa. A proposta desse debate surgiu da demanda do Coletivo Ovelhas Negras, que sugeriu o tema e auxiliou na organização do evento, fazendo cartazes para a decoração do ambiente.

A psicóloga Vanessa Castro falou sobre as três ondas do feminismo, onde a primeira iniciou no começo do século XX com a luta das mulheres pelo direito ao voto, especialmente nos Estados Unidos e Reino Unido. A segunda onda foi entre os anos de 1960 e 1970, onde a busca pela igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho marcou a época. E, por fim, a terceira onda que iniciou nos anos de 1990 no Brasil e segue até os dias atuais com a demanda por espaço na política e institucionalização de direitos iguais, nesse espaço também acontecem questionamentos sobre o posicionamento das próprias mulheres, vendo-as como iguais entre si, mas únicas em suas especificidades.

O debate promovido pelo NEPGS aconteceu em torno de um texto de Djamila Ribeiro e livros de Angela Davis e Bell Hooks. Os estudantes trouxeram suas vivências no sentido do tema e ressaltaram a importância da luta coletiva em prol da igualdade entre homens e mulheres, envolvendo toda a comunidade para, assim, transformar a sociedade.

Fim do conteúdo