Estudantes do IFRS Campus Ibirubá são campeões na Mostra Brasileira de Foguetes

Equipe campeã, da esquerda para a direita, professor Ivo Mai, alunos Daniel Diemer Alves, Samuel Guerreiro, Lucas Grave da Silva e a representante da Comissão Organizadora da MOBFOG.

Dois grupos de estudantes do curso técnico em mecânica integrado do IFRS Campus Ibirubá participaram da etapa nacional da 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e 46ª Jornada de Foguetes, que aconteceu em Barra do Piraí – RJ, entre os dias 3 e 5 de outubro de 2023. O evento é voltado para as áreas das ciência espacial, engenharia e tecnologia.

Para participar do evento, os estudantes tiveram que construir artefatos de propulsão aeroespacial (foguetes) que atingissem uma determinada metragem de distância após o lançamento. Para isso, eles colocaram em prática conceitos aprendidos nas aulas de física, matemática e engenharia. O grupo foi acompanhado pelo professor de física Ivo Mai, que já tinha sido responsável pela participação do Campus na Olimpíada Brasileira de Astronomia e na primeira etapa da MOBFOG, e essa conquista só foi possível pela colaboração das seguintes empresas da região: Sicredi Rota das Terras RS/MG, Coprel, Vence Tudo, Agross, Supermercado Casa do Chimarrão, Cooperativa Santa Clara, Cotribá, Cotrisoja, Eno Madeiras e Materiais de Construção, Empório de Ferragens TK, Viva Bem Farmácia, Lojas Quero-Quero, Lojas Becker, Lojas Benoit, Loja Do Mateus, Coopeagri, Ótica Paládio, Farmácia da Camila, Lojas Top Center e Pedrisa Calçados.

As equipes foram formadas pelos seguintes participantes:

Equipe campeã (equipe 28): Daniel Diemer Alves, Samuel Guerreiro e Lucas Grave da Silva

Equipe vice-campeã, da esquerda para a direita: Professor Ivo Mai, alunos Gabriela Gottmannshausen, Yasmim Finger, Nicolas Kempf da Silva e o representante da equipe organizadora da MOBFOG

Equipe vice-campeã (equipe 29): Gabriela Gottmannshausen, Yasmim Finger e Nicolas Kempf da Silva

Durante o evento, os estudantes apresentaram seus projetos e fizeram o lançamento de seus foguetes. Foram duas chances para cada grupo, sendo que o grupo campeão atingiu a marca de 235 metros e a equipe vice-campeã, 135 metros. Outro ponto importante da MOBFOG foi a integração entre os estudantes de diversas partes do Brasil, houveram muitos momentos de trocas culturais e o clima era mais de apoio do que de competição. – Era muita diversidade entre as equipes, realmente, porque vinham a maioria do norte do país e traziam outros conhecimentos para nós, destacou Gabriela Gottmannshausen, integrante da equipe vice-campeã.

Os estudantes declararam que a experiência de participar (e vencer) uma competição nacional foi muito gratificante: – Durante a premiação, a gente ficava toda a hora olhando para a mesa de troféus, quando eles anunciaram a última equipe de vice-campeões a gente gritou mais que as outras equipes que estavam indo receber, chegou a sair lágrimas”, conta Lucas Grave, membro da equipe campeã.

Confira a entrevista completa com os estudantes no nosso Podcast.