Técnico em Mecânica comemora bons resultados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA acontece anualmente e visa a incentivar o interesse de jovens pelas áreas, os responsáveis pela organização do evento são a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Podem participar alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio de todo o Brasil e escolas do exterior que falem a língua portuguesa. A OBA é dividida em quatro níveis, sendo os três primeiros níveis para alunos do ensino fundamental e o quarto nível para alunos do ensino médio, no qual participaram os alunos do curso técnico em mecânica integrado do Campus Ibirubá, orientados pelo professor Ivo Mai. Os conteúdos abordam diferentes segmentos da área como variadas leis da física, evolução estelar, fluxo de radiação, origem do sistema solar, tipos de órbita e conteúdos históricos como a corrida espacial e a guerra fria.

Luiza, Daniel e Nícolas, medalhistas de Ouro acompanhados pelo Professor Ivo Mai

Luiza, Daniel e Nícolas, medalhistas de Ouro, acompanhados pelo Professor Ivo Mai

Os resultados foram divulgados e o Campus Ibirubá conseguiu excelentes notas: Foram duas medalhas de bronze com Nícolas Bohn e Tainá Sand, alunos do primeiro ano; duas medalhas de prata com Eduardo Rauber, do primeiro ano, e Lucas Grave, do segundo ano; e três medalhas de ouro com Daniel Diemer Alves e Nícolas Kempf da Silva, do segundo ano, e Luiza Krein Badzinski, do terceiro ano. Ao total, foram 32 alunos que conseguiram atingir a nota para passar para a Jornada Espacial, um evento que reúne os alunos com melhor classificação na OBA e que acontece no Rio de Janeiro em setembro. Em conjunto com a OBA, foi realizada a Mostra Brasileira de Foguetes – MOBFOG, na qual 3 grupos, cada um com 3 alunos, foram selecionados para a segunda etapa, pois conseguiram construir foguetes que ultrapassaram os 100m de distância.