Início do conteúdo

Conheça os coordenadores


Técnico em Agropecuária Integrado – Prof. Dr. Jardel Henrique Kirchner

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Mestre em Engenharia Agrícola pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria – PPGEA/UFSM (2016). Graduado no Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Doutor em Engenharia Agrícola pelo PPGEA/UFSM (2019). Atualmente é Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Ibirubá. Possui experiência nas áreas de Engenharia Agrícola e Agronomia.

Técnico em Informática Integrado – Prof. Msc. Roger Luis Hoff Lavarda

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI (2009), especialização em Engenharia de Sistemas na Escola Superior Aberta do Brasil (2011) e Mestrado em Computação Aplicada pela Universidade de Passo Fundo – UPF (2018). Foi Professor do Instituto Federal Farroupilha – campus São Vicente do Sul entre 2009 e 2011 e Professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Campus Santiago entre 2009 e 2013. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação, Banco de Dados e Robótica.

Técnico em Mecânica Integrado e Subsequente – Prof. Giancarlo Stefani Schleder

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Passo Fundo (2008). Atualmente Professor – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRAND DO SUL – atuou como Professor Substituto – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL RIO GRANDENSE. Experiência de mais de 18 anos na área de Estruturas Metálicas, Processos de Conformação Mecânica e Sistemas de Elevação e Transporte.

O Coordenador do Curso Técnico em Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- IFRS, Campus Ibirubá, Prof. Giancarlo Schleder, apresentou os projetos para o curso durante a sua coordenação: Um dos enfoques da coordenação será a melhoria dos laboratórios, buscando equipamentos atualizados, acompanhando o avanço das indústrias.
Outro ponto norteador do curso é para com seus estudantes, visando a permanência e êxitos dos educandos, auxiliando-os na conciliação de família, trabalho e estudos.
Além de uma maior divulgação do curso, para atrair novos estudantes, a coordenação irá manter os projetos já executados no curso, com enfoque para a sustentabilidade,  reaproveitando materiais e a utilização de fontes de energia limpas e renováveis e também acessibilidade, desenvolvendo projetos e na criação de equipamentos que beneficiam pessoas com diferentes tipos de deficiência, promovendo a estas pessoas uma vida digna e de qualidade.

Técnico em Eletrotécnica Subsequente – Prof. Msc. Juliano Rathke

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). No período de julho de 2007 a dezembro de 2008, trabalhou como professor colaborador do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), unidade de São José-SC. No ano de 2009 trabalhou como professor do curso de Ciência da Computação no Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (IES) em São José-SC . De fevereiro de 2010 a dezembro de 2011 trabalhou como professor efetivo no Instituto Federal de Santa Catarina (IFC), Campus de Videira/SC. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Ibirubá-RS.

Bacharelado em Agronomia – Profª. Drª. Daniela Batista dos Santos

Daniela Batista dos Santos, Engenheira Agrônoma (2009 – UPF), Mestre em Produção Vegetal (2011 – UPF) e Doutora em Ciência do Solo (2016 – UFSM). Ingressou no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul em 2015, alocada no Campus Vacaria nos anos 2015-2016, Campus Sertão 2016-2019 e Campus Ibirubá desde 2019. É docente do Curso de Agronomia e do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, ministrando componentes curriculares na área de solos, microbiologia e produção vegetal. Atua também como pesquisadora e extensionista em projetos vinculados a essa temática.

A Coordenadora do curso de Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- IFRS Campus Ibirubá, Prof. Daniela Batista dos Santos, apresentou os projetos para o curso durante a sua coordenação: Um dos projetos de extensão que vem sendo realizados é o Agro Informa, em parceria com o Jornal Visão Regional, lançados quinzenalmente. O grupo docente de Agronomia elabora textos técnicos científicos como forma de difusão tecnológica, além de divulgar o que é produzido em ensino, pesquisa e extensão, processos seletivos e demais informações relevantes sobre o curso.
Um projeto de ensino que vem sendo pensado para aplicação posterior, é um projeto em conjunto com o curso de Matemática, voltado para a Licenciatura, onde bolsistas serão apoio para a direção e aprenderão sobre as resoluções e processos burocráticos da gestão escolar (fazer atas, planilhas, chamadas, plano de ensino).
Outro projeto é o desenvolvimento de um aplicativo de análise de solo, em conjunto com o curso de Informática e Ciências da Computação, o que facilitaria o trabalho e aprendizagem dos alunos.

Bacharelado em Ciência da Computação – Prof. Dr. Rodrigo Lange

Possui graduação em Informática – Sistemas de Informação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui) (2007), mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). É professor na área de Computação no Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Ibirubá.

 

 

 

 

Bacharelado em Engenharia Mecânica – Prof. Msc. Anderson de Oliveira Fraga

Prof Msc no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, leciona na Engenharia Mecânica nas áreas de Processos de Fabricação Mecânica e Ciência dos Materiais. Possui Mestrado em Ciência e Tecnologia dos Materiais pelo Programa de Pós Graduação em Engenharias de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Graduado em Tecnologia de Fabricação Mecânica pelo IFsul, também com graduação em Formação de Docente para a Educação Básica com ênfase em Matemática e formação Técnica em Plásticos pelo ETFPel. Dez anos de experiência na área industrial, sobretudo desenvolvidos em Gestão e Projetos de Ferramentas de Produção, além de sete anos dedicados à Pesquisa Científica, atuando em empresas nacionais e multinacionais como Johnson Controls Automotive do Brasil, Siemens do Brasil, Sanremo S/A, além de instituições nacionais e no exterior como Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Laboratório de Processos Eletroquímicos e Corrosão – e Université de Bourgogne (França) – Laboratoire Interdisciplinaire Carnot de Bourgogne – ICB . Atualmente desenvolve trabalho de Doutorado na área de Ciência e Tecnologia dos Materiais, com ênfase em Eletroquímica e Corrosão Metálica, na UFRGS.

O coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Anderson Fraga, relata os projetos realizados: o curso do IFRS tem uma parceria com o Laboratório da URGS, onde está sendo elaborado um material híbrido metal-cerâmico. Devido a isso, pretende-se melhorar o laboratório com a compra de mais equipamentos para que mais projetos possam ser realizados no Campus. Mas, já adiantou que as possibilidades de realizar a compra esse ano é quase nula devido aos cortes orçamentários.
Outro projeto é a verticalização do ensino, onde as pessoas que trabalham nas indústrias podem participar das aulas de Engenharia Mecânica trazendo as experiências  e relatos práticos para os alunos.

Matemática – Licenciatura – Prof. MSc. André Ricardo Dierings

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (1999). Atualmente é orientador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática. Atuação principal em componentes de estágio curricular, educação matemática, geometria euclidiana, matemática discreta e cálculo.

Especialização em Ensino, Linguagens e suas Tecnologias – Prof. Dr. Adilson Barbosa (coordenador) e Profª. Drª. Paula Gaida Winch (coordenadora adjunta)

Adilson Barbosa foi docente por 10 anos da rede municipal de ensino de Erval Seco-RS, com breve passagem pela rede estadual de ensino no mesmo município. Foi professor de vários cursos de Especialização da Líder Educacional, Polo da Uniasselvi. Foi comunicador de rádio por 11 anos e Assessor de comunicação da Prefeitura Municipal de Erval Seco-RS por dois anos. Em 2003 formou-se no Curso Normal, no IEE Madre Tereza. Em 2005, licenciou-se em Letras: Português, Espanhol e respectivas Literaturas (URI-FW). Em 2007, especializou-se em Literatura e Cultura (URI-FW). Tornou-se Mestre em Letras no ano de 2010 (URI-FW). Entrou no IFRS – Campus Ibirubá, como professor EBTT, em 2013. Em 2018, concluiu o Doutorado em Letras: Leitura e Produção Discursiva (UPF). Membro da comissão de elaboração do PPC da Especialização. Foi Coordenador-Adjunto do Curso durante as três últimas gestões.

Paula Gaida Winch foi docente por dois anos no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria -RS, com breve passagem pela rede privada de ensino no mesmo município. Em 2007, licenciou-se em Letras: Português, Inglês com respectivas Literaturas (UFSM), sendo bolsista de Iniciação Científica (CNPq) por dois anos. Tornou-se Mestre em Educação na área Educação Brasileira no ano de 2010 (UFSM). Entrou no IFRS – Campus Ibirubá, como professora EBTT, em 2013. Em 2014, concluiu o Doutorado em Letras: Estudos Linguísticos (UFSM). Foi Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino, Linguagens e suas Tecnologias por um ano (2014-2015) e Coordenadora de Ensino do IFRS – Campus Ibirubá por quatro anos (2015-2019).

Como coordenadores, eles pretendem concluir até meados de 2022 a 3ª turma do Curso, que teve início em março de 2020; Lançar Edital de Processo Seletivo para abertura de nova turma em meados de 2022; Fomentar o diálogo entre a coordenação, os alunos, o corpo docente e a comunidade em geral, construindo uma gestão democrática e pautada no respeito à pluralidade de ideias e concepções; Incentivar e auxiliar na publicação dos artigos finais dos acadêmicos da Especialização em revistas especializadas; Planejar e organizar o I Seminário de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, destinado a alunos do Curso de Especialização, a licenciandos do Curso de Matemática do Campus, a membros da comunidade acadêmica e educadores das redes federal, estadual, municipal e privada.

Última atualização em 23/06/2022

Fim do conteúdo