Campus Ibirubá terá ensino remoto com algumas atividades presenciais até o final do ano letivo 2021

O formato de ensino a ser adotado no Campus Ibirubá do IFRS foi definido pelo Conselho de Campus (Concamp) em reunião realizada na segunda-feira, dia 7 de fevereiro de 2022. Com o agravamento da situação da pandemia de Covid-19 na região, o Concamp definiu que o Campus voltará a adotar o ensino remoto, porém com a realização de  algumas atividades presenciais, até o final do ano letivo 2021, previsto para o mês de março. O Concamp destacou ainda que os protocolos de prevenção da Covid-19 (saiba mais aqui) devem ser rigorosamente seguidos nas atividades presenciais (leia abaixo).

Para os cursos superiores e subsequentes ao Ensino Médio, a maior parte das atividades ocorre de forma remota. As disciplinas e atividades que ocorrerão presencialmente foram divulgadas pelos colegiados de cada curso, assim como o cronograma. Em caso de dúvidas, os estudantes podem fazer contato com o coordenador do curso.

Os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio estão com atividades letivas remotas. No entanto, poderão ter atividades práticas presenciais ou alguma outra atividade para a qual a presencialidade seja considerada indispensável. As disciplinas com atividades presenciais e o cronograma serão divulgados até sexta-feira, 11 de fevereiro, pelos docentes ou pelos colegiados de curso. Em caso de dúvidas, os estudantes podem  fazer contato com o coordenador do curso.

Das disciplinas com aulas remotas, ao menos 25% da carga horária devem ser em encontros síncronos (com interação em tempo real). Atendimentos presenciais podem ser agendados por estudantes de cursos técnicos ou superiores ou por docentes. Esses devem ocorrer preferencialmente nas quartas-feiras à tarde, respeitando os horários de práticas presenciais e de encontros síncronos, e devem ser opcionais.

Sobre o cumprimento dos protocolos de prevenção da Covid-19

Nas atividades presenciais, os protocolos do Plano de Contingência do IFRS para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19 devem ser rigorosamente cumpridos. O estudante que descumprir os protocolos receberá: na primeira ocorrência, uma advertência por escrito; na segunda ocorrência, o impedimento de frequentar as atividades presenciais do Campus por uma semana; e nas demais ocorrências, o impedimento de frequentar as atividades presenciais do Campus por duas semanas.

Sobre o ano letivo 2022

O ano letivo 2022 terá início em 02 de maio no Campus Ibirubá. Até lá, novas orientações institucionais serão divulgadas. A comunidade pode acompanhar as definições pelo site institucional.

Sobre o Concamp

O Conselho de Campus é composto por representantes dos estudantes, dos técnicos administrativos e dos docentes, eleitos por seus pares, e tem ainda representação de estudantes egressos e da comunidade externa. É o órgão máximo normativo, consultivo e deliberativo do Campus.