Comunicado – Retorno ao ensino remoto

O Comitê Local para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19 do IFRS Campus Ibirubá, em reunião realizada na terça-feira, 01 de fevereiro, recomendou que as atividades acadêmicas dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio retornem ao formato remoto. A decisão foi baseada na análise dos dados fornecidos pelo governo do estado do Rio Grande do Sul, analisados sob a luz dos indicadores apontados pelo  Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).

Os dados apontam um aumento significativo no número de leitos de UTI ocupados e no número de casos acumulados em 7 dias na região de abrangência do Campus Ibirubá, a qual se divide entre as regiões R12 e R19, sendo que a maioria dos alunos atendidos residem na R12. Além dos dados da pandemia na região, foram consideradas situações internas para emitir essa recomendação, tais como: o número de casos de estudantes e servidores contaminados, a dificuldade de substituir os professores afastados em função da doença, a necessidade dos estudantes dos cursos integrados almoçarem no Campus e a dificuldade de parte dos estudantes em permanecer de máscara nas dependências do IFRS e no transporte em virtude do calor excessivo.

Cabe ressaltar que a recomendação do comitê serve como orientação para a decisão acerca do formato de ensino a ser adotado, que será tomada pelo Conselho de Campus na segunda-feira, dia 7 de fevereiro.