Aluno do Campus Ibirubá embarca em intercâmbio para Portugal

A mobilidade acadêmica permite a estudantes do IFRS cursarem disciplinas de seus cursos no exterior, por meio de um acordo entre as instituições. O aluno Cássio Kersting, do curso de Agronomia do Campus Ibirubá embarca para seu primeiro intercâmbio em setembro e vai para o Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, onde vai cursar quatro disciplinas: Administração Rural, Agroecologia, Bovinocultura e Manejo e Gestão Ambiental.

Motivado por conhecer novas culturas e obter um aprendizado diferenciado, Cássio acompanhou os editais de mobilidade acadêmica no site do IFRS desde que ingressou na instituição, para entender a metodologia e verificar os requisitos para conseguir uma vaga. Ele explicou que o processo de avaliação dos candidatos é composto pela carga horária integralizada do curso, a pontuação por trabalhos destaque em eventos e as horas de participação em ações de ensino, pesquisa e extensão: “Nesta parte é importante frisar a importância do voluntariado. Essa pontuação para a parte dos projetos é tanto para alunos bolsistas como voluntários”, enfatiza Cássio.

A maior dificuldade do estudante foi a burocracia do processo dado que, segundo ele, era preciso estar atento à documentação exigida em cada etapa e não esquecer de nada, pois após selecionado, ainda precisou fazer seu passaporte e visto de estudante, o que demanda tempo e paciência, sendo que a parte do visto é realizada em São Paulo.

Cássio já está ansioso pela experiência e tira as dúvidas sobre a viagem com o aluno Yannick, que já fez intercâmbio pelo IFRS na mesma instituição, ele ressalta que o IPB é a instituição que possui maior número de estudantes intercambistas de diferentes nacionalidades em Portugal. Quando questionamos sobre o que essa atividade vai agregar em seu desenvolvimento profissional, Cássio ressaltou que “atualmente o mercado de trabalho está cada vez mais difícil, complementar meu currículo profissional com um intercâmbio sem dúvidas se torna um diferencial na aquisição de um emprego. Sem falar da experiência vivida em um país diferente, a bagagem de conhecimento adquirida na minha área é o que agrega muito, além da experiência sociocultural”.