IFRS Oferece Oportunidades de Mobilidade Acadêmica Internacional para Estudantes de Graduação

Os estudantes de graduação do IFRS têm a oportunidade de cursar disciplinas em Portugal em uma parceria com o Instituto Politécnico de Bragança – IPB. Serão seis estudantes selecionados de acordo com as regras do Edital 03/2019, os quais ganharão bolsa de 8 mil reais para despesas com transporte, hospedagem, alimentação e material didático. Os estudantes ainda estarão isentos do pagamento das taxas acadêmicas do IPB e estudarão na instituição no período de setembro de 2019 a fevereiro de 2020. As inscrições acontecem até o dia 13 de março.

O Campus Ibirubá já participou dessa experiência com o aluno Yannick Marcena, do curso de Engenharia Mecânica, que foi selecionado na edição anterior da parceria, cursando disciplinas em Portugal de setembro de 2018 a fevereiro de 2019. Yannick classificou a oportunidade como excepcional, pois pode conhecer e estabelecer relações com diferentes pessoas e culturas, ele ainda destacou as semelhanças entre a qualidade das instituições: “O nosso ensino não fica nem um pouco para trás em relação ao ensino português.”

A internacionalização é uma excelente forma de ampliar horizontes e conhecer melhor como funciona o ensino em um país estrangeiro, no entanto, as possibilidades vão muito além, e a ação acaba auxiliando na formação pessoal do estudante. Yannick ressaltou que “Essa experiência foi a realização de um sonho. Acredito que me ajude no meu posicionamento profissional, maximizando conhecimentos e expondo outra visão sobre tecnologia, inovação e sobre a contribuição da engenharia para a sociedade.”