Volta às aulas 2023: Confira informações para este início de ano letivo no Campus Feliz

Quem aí já está ansioso para o início das aulas? Na próxima quarta-feira, dia 22 de fevereiro de 2023, iniciam as aulas para os novos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Feliz, bem como o retorno dos que já estudam na instituição.

No site do campus há um espaço com as principais informações necessárias durante todo o período do curso: o Espaço do Estudante. Para isso, acesse o menu na lateral do site do IFRS (logo abaixo da logo). Aproveite e já salve a página nos favoritos!

Reunimos aqui algumas informações que constam no Espaço do Estudante e que podem ser úteis nesse início de ano letivo:

Pelo Espaço do Estudante, no ícone “Horários de aulas” podem ser consultados os Horários de aulas de cada turma, as disciplinas, professores e o número da sala de aula.

Ali também estão os horários dos estudos orientados, que são aqueles momentos de “reforço” oferecidos por todos os professores no contraturno, com a finalidade de auxiliar os estudantes com os conteúdos e atividades em que tiverem dúvidas.

Também no espaço, há o link para o Moodle, sistema on-line que os professores utilizam para aulas e tarefas das disciplinas. A plataforma Moodle (https://moodle.feliz.ifrs.edu.br/) é um ambiente educacional utilizado para a postagem de materiais de estudos, trabalhos e avaliações a serem desenvolvidos pelos alunos. O estudante deve fazer seu cadastro na plataforma, preferencialmente utilizando o e-mail institucional.

Ainda, também por ali você consegue acessar o SIGAA, que é o Sistema Acadêmico onde serão registradas as notas, as presenças e as faltas dos alunos. Todos os alunos e seus respectivos responsáveis podem ter acesso ao Sistema para verificar as notas e a frequência, mediante cadastro no sistema. Também emitir atestados e consultar o histórico escolar. O acesso ao SIGAA pode ser feito através do Espaço do Estudante ou pelo link https://sig.ifrs.edu.br/sigaa. Alunos ingressantes que já possuem o número de matrícula (enviado por e-mail) podem realizar o cadastro no SIGAA.

O Campus Feliz disponibiliza contas de e-mail acadêmico (@aluno.feliz.ifrs.edu.br) para todos os estudantes. Essa será a principal ferramenta de comunicação da escola e dos professores. Avisos e informações sempre serão enviados pelo e-mail institucional do aluno.

Informações de como realizar o acesso pelo https://gmail.com podem ser consultadas no Espaço do Estudante.

*Os endereços de e-mail para os novos alunos estarão disponíveis nos próximos dias.

Se tiver qualquer dúvida ou dificuldade de acesso, o Setor de Tecnologia da Informação do campus está à disposição para mais esclarecimentos, através do e-mail [email protected].

Para acessar a rede Wifi do campus há um procedimento que poderá ser feito a partir do primeiro dia de aula. É necessário conectar na rede “IFRS_Estudantes” e seguir as etapas com número de matrícula e senha, conforme o Tutorial, que conta com o passo a passo de como realizar o acesso tanto do celular quanto de notebook, etc.

Tutorial Rede Sem Fio – Estudantes

Estão abertas as inscrições do edital do Auxílio Permanência e Moradia do Período Letivo de 2023 (também conhecido por auxílio estudantil) do Campus Feliz aos estudantes ingressantes do Processo Seletivo 2023. A 2ª etapa recebe inscrições até dia 23 de fevereiro e podem participar estudantes ingressantes no 1º semestre de 2023.

⇒ Saiba mais aqui

O que é o auxílio? Esta oportunidade contribui financeiramente os estudantes, para despesas relacionadas às questões escolares, de modo a fortalecer as condições de permanência e êxito, nas atividades acadêmicas do período letivo de 2023.

O setor de Assistência Estudantil disponibilizou um formulário para cadastro de oportunidades de compartilhamento de transporte e moradia. Há um Mural Virtual, por meio de tabela divulgada, com o objetivo de que outros estudantes possam acessá-las e utilizá-las para estabelecer contato com a finalidade (exclusivamente) de divisão de transporte até o campus e/ou divisão de moradia na região do campus.

Veja aqui na página: https://ifrs.edu.br/feliz/oportunidades-de-compartilhamento-de-transporte-moradia/