Volta às aulas 2022: Confira informações para este início de ano letivo

As aulas do Campus Feliz iniciam na segunda-feira, dia 28 de março de 2022, presencialmente, para todos os cursos. Confira algumas importantes informações para o início do ano letivo:

No site do campus há o Espaço do Estudante. Nele, o estudante encontra os Horários de aula, disciplinas e o número da sala de aula.

Também há o link para o Moodle, sistema on-line que os professores utilizam para aulas e tarefas das disciplinas.

O espaço conta com diversos outros itens para facilitar a vida do estudante, como o Calendário Acadêmico, Biblioteca etc.

O IFRS reforça que o uso de máscara continua sendo obrigatório em ambientes fechados das unidades da instituição. Isso inclui salas de aula, salas de trabalho, salas de reuniões, laboratórios, bibliotecas e outros, conforme orientação do Comitê Central de Enfrentamento da Covid-19.

Já em espaços abertos (ao ar livre), como pátios e estacionamentos externos, o uso passa a ser facultativo no Campus Feliz. A definição considera o Decreto  Nº 56.422/22, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que tornou facultativo o uso de máscara em vias e espaços públicos ou privados ao ar livre.

Cabe ressaltar que no município de Feliz, por delegação de competência prevista no referido decreto, tornou-se facultativo o uso de máscaras em ambientes internos (espaço fechados). Todavia, tal procedimento não está pacificado entre pesquisadores do meio científico. Sendo assim, a Comissão Local optou por manter o uso obrigatório do equipamento de proteção nos ambientes internos (espaços fechados) do IFRS Campus Feliz até que haja maior segurança para a tomada de decisão.

Importante esclarecer ainda que nas atividades esportivas em ambientes cobertos (como nas quadras cobertas), o uso da máscara deve ser mantido.

E vale reforçar que as demais medidas de prevenção da Covid-19 são fundamentais. Por isso, esteja com o esquema vacinal completo e em dia (incluindo as doses de reforço disponíveis conforme a idade ou situação de cada pessoa), higienize as mãos com frequência, deixe ambientes com ventilação natural e mantenha o distanciamento físico possível entre as pessoas, evitando aglomerações.

A apresentação do comprovante da vacina contra a Covid-19 é uma exigência para servidores e estudantes.

Os alunos que estão ingressando este ano na instituição tiveram de apresentar o comprovante na matrícula (leia mais). Para os que já estudam no IFRS, é necessário apresentar o documento até dia 25 de março, sob pena de terem o acesso ao campus impedido e o aluno estará impedido de frequentar as aulas até regularização da situação vacinal. Para estudantes dos cursos superiores, é possível ainda que ocorra o trancamento da matrícula para os que não estiverem em dia com a documentação exigida.

📍 Como comprovar:

Conforme a Resolução nº 10 de 25 de Fevereiro de 2021, o Campus Feliz disponibiliza contas de e-mail acadêmico (@aluno.feliz.ifrs.edu.br) para todos os estudantes. Informações de como realizar o acesso pelo https://gmail.com podem ser consultadas no Espaço do Estudante.

*Os endereços de e-mail para os novos alunos estarão disponíveis a partir de 15/04/2022.

Se tiver qualquer dúvida ou dificuldade de acesso, o Setor de Tecnologia da Informação do Campus Feliz está à disposição para maiores esclarecimentos, através do e-mail [email protected].

É necessário realizar o cadastro do equipamento (notebook, celular, etc.) pelo formulário disponível no Espaço do Estudante.

Estão abertas as inscrições do edital do Auxílio Permanência e Moradia do Período Letivo de 2022 (também conhecido por auxílio estudantil) do Campus Feliz aos estudantes ingressantes do Processo Seletivo 2022. A 3ª etapa recebe inscrições até dia 1/04 e podem participar estudantes ingressantes no 1º semestre de 2022 nas chamadas extras e renovação para estudantes que receberam auxílio em 2021, que permanecerão no mesmo curso em 2022, e que perderam o prazo de renovação na 1ª Etapa.

⇒ Saiba mais aqui

O que é o auxílio? Esta oportunidade contribui financeiramente os estudantes, para despesas relacionadas às questões escolares, de modo a fortalecer as condições de permanência e êxito, nas atividades acadêmicas do período letivo de 2022.