Ressignificações: Segunda edição do livro “Escrevivências adolescentes na quarentena” está disponível

Está disponível para acesso on-line e de forma gratuita o segundo volume do livro “Escrevivências adolescentes na quarentena”. Esta segunda edição, que é organizada pelas professoras Izandra Alves e Viviane Diehl e pela estudante Natália Branchi de Oliveira, traz como foco as “Ressignificações”.

Trata-se de uma coletânea produzida por estudantes dos cursos integrados ao ensino médio de Técnico em Química e em Meio Ambiente do Campus Feliz do IFRS, que trazem reflexões pessoais, vivências e experiências no contexto da pandemia.

Acesse a obra “Escrevivências adolescentes na quarentena II: ressignificações” gratuitamente pelo link https://repositorio.ifrs.edu.br/handle/123456789/477

Conheça também outras publicações do IFRS, acessando o link https://ifrs.edu.br/pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao/publicacoes-cientificas/publicacoes-ifrs/

Sinopse

Este livro traz o resultado de um trabalho construído durante o período de aulas remotas e que se propõe a romper com as bolhas institucionais para ganhar o espaço externo. Valendo-nos de textos de diferentes gêneros, motivamos os estudantes a co-moverem-se com a leitura na solidão do quarto, na amplitude do pátio ou em meio ao turbilhão de vozes da sala de estar, a fim de que pudessem descobrir personagens e enredos, palavras combinadas, que compõem os Neologismos na Parte I deste livro. Também sentidos e significados que confortassem e acalmassem, ou mesmo que angustiassem ou que os levassem a desacomodarem-se, foram criados para as palavras que são apresentadas como Ressignificações, na Parte II desta coletânea. Nos encontros com as turmas de terceiros anos dos cursos Técnico em Química e em Meio Ambiente, integrados ao Ensino Médio, em aula de Português e Literatura, os estudantes encontraram na escrita, a possibilidade de deixar fluir o que gritava dentro de si: palavras que precisavam ser ditas, escritas e/ou reescritas a partir da vivência e da experiência individual que os textos permitiram revelar.