Publicado decreto de recondução de Júlio Xandro Heck ao cargo de reitor do IFRS

O decreto foi assinado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin na quarta-feira, 14 de fevereiro. O novo mandato terá duração de quatro anos e se inicia em 18 de fevereiro.

O professor Júlio Xandro Heck foi reconduzido ao cargo de reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O decreto foi assinado pelo vice-presidente da República, Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, na quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024 e publicado nesta quinta, dia 15, no Diário Oficial da União (DOU).

A posse do reitor, para quadriênio 2024-2028, ainda não tem data para acontecer em Brasília. Júlio foi reeleito reitor em consulta à comunidade do Instituto realizada em 05 de outubro de 2023. Ele recebeu 4.266 votos, sendo 537 votos de técnicos administrativos, 616  de professores e 3.113  dos estudantes, o que equivale a 43,67% dos votos válidos. *Neste mesmo pleito, foram escolhidos diretores-gerais dos 17 campi do IFRS.

Os diretores-gerais eleitos para os campi serão empossados por Júlio dia 29 de fevereiro, em uma solenidade em Bento Gonçalves/RS. Na ocasião, também serão apresentados os pró-reitores da nova gestão do IFRS.

Sobre o reitor

Heck vai para o terceiro mandato consecutivo. Ele ocupa o cargo de reitor do IFRS desde maio de 2018, quando assumiu pro tempore em pleito excepcional devido à vacância do cargo,  em decorrência do falecimento do então reitor, Osvaldo Casares Pinto. Em eleições realizadas no ano de 2019, foi o único candidato a concorrer a reitor do Instituto, sendo eleito para o ciclo de 2020 a 2024.

Natural de Alecrim/RS, tem 46 anos e atua no magistério há 17. Formado em Química Industrial de Alimentos, possui mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente, doutorado em Biologia Celular e Molecular e pós-doutorado em Biotecnologia. Já esteve à frente da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS, de 2013 a 2016, e é professor do Campus Porto Alegre.