Projeto de pesquisa desenvolvido no Campus Feliz é premiado em evento

Jpeg

O trabalho “O Desenvolvimento do Pensamento Computacional Sem o Uso de Computadores na Educação Infantil” é resultado do projeto de pesquisa desenvolvido no IFRS Campus Feliz por Tauana Auler Rosa, aluna do 3º ano do curso Técnico em Informática Integrado, e coordenado pelo professor Vinicius Hartmann Ferreira.

O trabalho recebeu o prêmio de melhor resumo estendido, após ser apresentado no evento Computer on the Beach, realizado em Florianópolis/SC entre 22 e 24 de março. O evento é organizado anualmente pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e o Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar). Trata-se de um evento técnico-científico que visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas.

Para o professor, a participação dos alunos em projetos de pesquisa e extensão contribui na sua formação. “Esta participação proporciona vivências acadêmicas, como a participação em eventos científicos, e desperta neles a curiosidade e o rigor metodológico na condução dos projetos”, considera Vinicius.

O projeto consiste na elaboração de atividades para trabalhar o Pensamento Computacional com crianças que estão na fase pré-escolar, com 4 anos a 5 anos e 11 meses. A aluna explica que essas atividades buscam conciliar conceitos de programação com os objetivos de desenvolvimento e aprendizagem propostos na nova Base Nacional Comum Curricular, afim de estimular o Pensamento Computacional que pode auxiliar na resolução de pequenos problemas e em diversas atividades do cotidiano, como por exemplo a organização do material escolar na mochila ou busca em uma lista telefônica.

O projeto ainda está em andamento e, segundo Tauana, “é muito gratificante saber que o que fizemos até agora gerou bons resultados, nesse caso a premiação. É um estímulo para querer melhorá-lo cada vez mais, pois além de passar conhecimento para as crianças é uma forma de aprendizado para mim”.