Início do conteúdo

IV Jornada Ambiental do IFRS Campus Feliz será realizada no dia 10 de novembro


No dia 10 de novembro de 2026, o IFRS Campus Feliz realiza a IV Jornada Ambiental, iniciativa voltada à reflexão e ao diálogo sobre questões socioambientais. O evento é organizado por estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente e o Núcleo de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e Educação Ambiental (NEA).

A Jornada Ambiental parte da compreensão de que os desafios ambientais e as mudanças climáticas demandam não apenas conhecimento científico, mas também a formação de cidadãos capazes de compreender a realidade em que estão inseridos e participar de sua transformação. Nesse contexto, o espaço educacional assume papel importante na construção de conhecimentos e no desenvolvimento de práticas relacionadas às questões socioambientais do território.

A programação aborda temas como sustentabilidade, gestão de resíduos, conservação dos recursos naturais e inovação ecológica, aproximando conteúdos trabalhados no curso de situações e desafios presentes no cotidiano.

Um dos destaques da IV Jornada Ambiental é o protagonismo dos estudantes. As atividades são elaboradas e conduzidas pelas quatro turmas do Curso Técnico em Meio Ambiente, proporcionando aos estudantes a oportunidade de participar ativamente da organização e do desenvolvimento do evento. A proposta também busca fortalecer a integração entre as diferentes turmas e ampliar os espaços de troca dentro da comunidade acadêmica.

A participação também é aberta à comunidade. As inscrições devem ser realizadas no site https://integra.ifrs.edu.br/e/iv-jornada-ambiental-do-ifrs-campus-feliz-copia

 

Confira abaixo a programação da IV Jornada Ambiental:

Terça-feira, 10 de novembro

8h15 até 9h15 – Palestra: proprietário da empresa DU Organics (auditório)

09h20 até 10h – Fungos fantásticos e onde habitam (auditório)

10h às 16h – Exposição da artista Viviane Diehl – Conexões Brasil e China

10h30 até 11h30 – Escape Room: dossiê do veneno (sala B4)

10h30 até 11h30 – Tarôt dos encantos brasileiros (sala B5)

Tarde

13h30 até 14h30 – Palestra: O profissional de meio ambiente: inovação, desafios e possibilidades (auditório)

14h30 até 15h – iNAT: a ciência cidadã na palma da mão

15h até 17h – Escape Room: dossiê do veneno (sala B4)

15h30 até 17h – Experiências com Geotintas (auditório)

15h30 até 17h – Fungos fantásticos e onde habitam (sala A3)

15h30 até 17h – Trilhando paisagens (visita guiada à trilha ecológica do campus)

Fim do conteúdo