Projeto “Com Vida” agora tem cara e mais carinho

“Não temos nas nossas mãos as soluções para todos os problemas do mundo, mas diante de todos os problemas do mundo temos as nossas mãos”.

Com pequenas frases como essa, do poeta e dramaturgo alemão Friedrich Schiller, o projeto do IFRS “Grupos Colaborativos para a produção e distribuição de antissépticos e EPIs nos municípios do Vale do Caí”, denominado projeto “Com Vida”, vem ampliando suas ações e contando com mais voluntários para a execução e incremento das mesmas.

Com olhar sensível e solidário às ações executadas por meio do projeto – produção de antissépticos e confecção de máscaras faciais e, agora, também de batas hospitalares -, Ana Paula Lemke, docente da área de informática do Campus Feliz, sugeriu materializar os sentimentos que representam a essência da ação: empatia, solidariedade, desejo por dias melhores, e agradecimento aos parceiros e voluntários do projeto. Para isso, foram elaborados marcadores de livro e cartões com mensagens de otimismo e que suscitam reflexões a respeito do momento vivido. São mensagens de acolhimento a cada um que recebe as doações dos antissépticos e das máscaras faciais, sejam profissionais da área da saúde ou pessoas da comunidade em geral. Este gesto representa o abraço possível que o Campus Feliz oferece à comunidade em que está inserido. Um trabalho artesanal e colaborativo, como as demais ações do projeto: a seleção das mensagens, confecção dos cartões e marcadores de livro foram realizados pelos servidores Andrea Borges Monzón, Túlio Baségio e Karina Feltes Alves.

Também, pensando em informar à comunidade sobre as ações do projeto, bem como disponibilizar notícias e informações a respeito da Covid-19, pandemia que vem, notoriamente, modificando a rotina de toda a população, foi elaborado um informativo do “Com Vida”. Inicialmente, seria uma forma de disponibilizar material com receitas de cosmética artesanal e produtos de limpeza, produzido por meio do projeto de extensão “De bem com o planeta”, desenvolvido no Campus Feliz em 2019 e integrado pelas servidoras Cristiane Inês Musa, Cayane Genro, Sinara da Silva e a estudante Francine Branco Takamoto. O conceito foi ampliado, contando com a colaboração de várias mãos e mentes, até chegar ao formato atual, que pode ser acessado e conferido neste link: Informativo Com Vida.

Nesta primeira edição, é apresentada a logomarca do projeto, desenvolvida pelo técnico em audiovisual Ricardo Sampaio. O informativo conta com seção sobre Saúde Mental, com a colaboração da psicóloga do campus, Ana Paula Wilke François, quem também auxiliou na seleção dos conteúdos do material. Há também uma seção denominada “Momento Cultural”, com a colaboração das docentes Izandra Alves e Viviane Diehl. Ana Paula Lemke organizou o informativo, executando os trabalhos de edição, projeto gráfico e diagramação. A apresentação do “Com Vida” ficou a cargo da coordenadora do Projeto, Márjore Antunes. A revisão do informativo foi executada pela professora Karina Feltes Alves.

Além dos conteúdos mencionados e as receitas de cosmética artesanal e produtos de limpeza, o informativo contempla também uma seção destinada a orientações sobre higienização de mãos e outras medidas de prevenção à COVID-19.

Até o momento, foram distribuídos exemplares para as Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social dos municípios de Feliz e de Harmonia, na oportunidade das entregas de antissépticos a serem disponibilizados via Secretaria de Assistência Social e/ou CRAS das respectivas cidades, realizadas nos dias 26 e 27 de maio, respectivamente.

Ação para estudantes do campus

Os informativos também serão entregues junto aos kits de cestas básicas para estudantes em insegurança alimentar do Campus Feliz. A arrecadação de doações e distribuição de kits para estudantes do Campus em situação de insegurança alimentar vem sendo realizada por estudantes do DCE, desde o mês de Abril, contando com a colaboração da equipe de Assistência Estudantil como intermediária no contato com estudantes em situação de vulnerabilidade.

Para o mês de junho, o Campus receberá ainda kits adquiridos pela Reitoria com recursos do PNAE, a serem destinados a estudantes de Ensino Médio. A logística de entrega está sendo organizada pelo Comitê de Crise do campus, também em colaboração com equipe de  Assistência Estudantil e DCE.

Reitera-se que a solicitação dos kits (por estudantes das diversas modalidades de Ensino)  deve ser feita por meio da inscrição de formulário, disponível neste link de acesso.

Mais informações ou dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail: [email protected]