IFRS Campus Feliz realiza entrega de antissépticos em Harmonia

Seguindo com as ações do projeto de enfrentamento ao coronavírus, o Campus Feliz do IFRS realizou a entrega de 60 litros de antissépticos no município de Harmonia na última terça-feira, dia 27 de maio.

O material produzido na instituição foi recebido na Secretaria Municipal de Saúde de Harmonia. Na ocasião, foram destinados 60 litros de álcool etílico para ações de prevenção a Covid-19, sendo metade em álcool 80% glicerinado, para higienização das mãos, e a outra metade na graduação 70º INPM, para limpeza de superfícies e objetos. A fabricação se deu a partir de 50 litros de álcool 96°GL, que haviam sido fornecidos pela prefeitura harmoniense ao IFRS.

Participaram do momento de entrega o secretário municipal de Saúde de Harmonia, Ernani Forneck, e os representantes do Campus Feliz, o diretor-geral Marcelo Calixto, a professora Cristina Crespam e a tecnóloga Sigrid Huve. A ação faz parte do projeto de extensão “Grupos colaborativos para a produção e a distribuição de antissépticos e EPIs nos municípios do Vale do Caí”, de iniciativa do IFRS.

Como destaca a professora Cristina Crespam, presidente do Comitê Local de Crise de Acompanhamento e Prevenção à Covid-19, “as ações do Campus Feliz surgiram a partir da vontade em auxiliar a comunidade do Vale do Caí, em pensar naquilo que o campus, seus servidores e alunos teriam a oferecer em tempos de pandemia”. Desta forma, articulou-se, a partir do projeto de extensão, a produção de antissépticos e de EPI’s, reunindo além de servidores e estudantes também a comunidade. “Nós dividimos os alunos em pequenos grupos, para que não houvesse aglomeração no laboratório. Assim, em escalas, eles produzem o material”, completa a professora.

“É uma parceria muito importante, pois este material será utilizado na higienização e estará disponível para os moradores no Centro de Saúde e outros órgãos públicos”, salienta o secretário Ernani.

Essas ações têm sido feitas por meio do Projeto de Extensão “Grupos colaborativos para a produção e a distribuição de antissépticos e EPI’s nos municípios do Vale do Caí” que visa produzir além de antissépticos, também a confecção de máscaras de proteção. O projeto conta com a participação de 40 alunos dos cursos da área de química do campus, organizados em escalas, além de cerca de 20 pessoas da comunidade e servidores do IFRS, que estão costurando as máscaras de suas casas, com suas próprias máquinas de costura.

Foto: Graziele Dietrich / C5 News Press

Com informações da Prefeitura de Harmonia