IFRS abre Consulta Pública para Resolução da Curricularização da Extensão

Com a finalidade de subsidiar a construção coletiva da minuta da Resolução da Curricularização, auxiliando de forma democrática no processo de tomadas de decisões acerca desta normativa institucional, inicia no dia 27 de janeiro de 2022, a Consulta Pública para a Resolução da Curricularização da Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Poderão participar da consulta pública servidores, estudantes e setores da sociedade. O texto que resultará posteriormente no documento ficará disponível para acesso até o dia 25 de fevereiro através do link. Após a realização da consulta, a minuta será readequada e encaminhada para aprovação no Conselho Superior.

Entenda o caso:

Instituição da Meta 12 do Plano Nacional de Educação 2014 -2024

A Meta 12 do Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 objetiva a elevação das taxas bruta e líquida de matrícula na educação superior da população de 18 a 24 anos. Para atingi-la, uma das estratégias propostas está na na garantia de, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em atividades de extensão. Para regulamentar e orientar a aplicação desta estratégia, foi publicada a Resolução CNE/CES nº 07/2018 que preconiza que as atividades curriculares de extensão devem ser constituídas de forma vinculada a programas ou projetos de extensão, orientando sua ação, prioritariamente para áreas de grande pertinência social e tendo os estudantes como protagonistas na sua execução.

Neste contexto, cada instituição de ensino superior deverá adequar os Projetos Políticos Pedagógicos (PPC) até dezembro de 2022, a partir das normativas institucionais próprias e em consonância com a legislação vigente.

Dos trabalhos no IFRS

Para iniciar a implementação da curricularização da extensão no IFRS, foi constituído em março de 2020 um grupo de trabalho composto por representantes do Comitê de Extensão (Coex), do Comitê de Ensino (Coen) da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e da Pró-reitoria de Ensino (Proen) que elaborou o planejamento e vem executando as ações necessárias para a construção coletiva das normativas e orientações institucionais.

Após a realização de todas as etapas prévias previstas (capacitação de servidores, realização de projetos piloto, reuniões com Coex e Coen, trocas de experiências com outras instituições, disponibilização de material de formação), é chegado o momento de disponibilizar o texto da minuta de Resolução da Curricularização da Extensão para consulta pública da comunidade do IFRS, comenta a pró-reitora adjunta de Extensão, Daiane Toigo Trentin.

Para dar embasamento às discussões, o GT Curricularização da Extensão disponibiliza uma aba no site do IFRS contendo metodologia e cronograma de trabalholegislação vigente, bem como gravações das capacitações realizadas. Também está disponível na página oficial do IFRS no Youtube, uma playlist de mini vídeos acerca do tema: Curricularização da Extensão – o que é?

Dúvidas podem ser encaminhadas para o email: [email protected]