Certificação de Ações de Extensão
De acordo com a Política de Extensão, aprovada pela Resolução nº 058, de 15 de agosto de 2017:
Art. 40. Todas as ações de extensão desenvolvidas no âmbito das comunidades de abrangência do IFRS e que atendam o disposto nesta resolução e nas regulamentações complementares da Pró-reitoria de Extensão farão jus à certificação para todos os fins e efeitos legais.
Os certificados podem ser emitidos de duas formas:
1. Pelo SIGAA: o certificado é gerado automaticamente para os membros da equipe. Para certificar os participantes é necessário que eles tenham sido cadastrados no sistema. O cadastro deverá seguir os itens 7 ou 9 do tutorial Como cadastrar um Evento de Extensão.
2. Pelo SIGProj: seguir a Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 02/2022, que regulamenta a emissão de certificados das ações de extensão do IFRS. Neste caso, o Anexo I – Modelo de planilha de dados para emissão de certificados é inserido no SIGAA como um arquivo anexo no momento em que o coordenador da ação cadastrar e enviar o Relatório Final.
Somente é possível emitir os certificados após a aprovação do relatório final da ação. Os participantes devem ser cadastrados no momento da submissão. Para aparecer o relatório para o preenchimento é necessário alterar o status da ação para concluída.
Passo a passo: Gerenciar minhas ações>>> Relatórios>>>Relatórios de Ações de Extensão se a ação tiver a duração menor de 6 meses não é necessário fazer o relatório parcial, somente preencher o relatório final. Após o preenchimento do relatório final pelo proponente da ação e aprovação pelo Coordenador de Extensão do campus é que aparecerão os certificados para a emissão.