Estudantes do IFRS participam da Operação Caminho dos Cânions do Projeto Rondon 2024

As atividades de integração entre estudantes e comunidade aconteceram em sete cidades de Santa Catarina

Cinco estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) participaram de 30 de julho até 10 de agosto de 2024, da Operação Caminho dos Cânions do Projeto Rondon 2024. Entre os alunos, está a discente da Licenciatura em Química do Campus Feliz, Verônica Luiza Finimundi.

A ação busca a integração entre a universidade e a comunidade, oferecendo serviços essenciais e educação. Em cada um dos municípios sede são oferecidas atividades de acordo com as demandas locais. Entre os temas abordados nesta edição estão sexualidade, educação sexual, gravidez na adolescência, prevenção à violência sexual, diversidade, combate ao preconceito, educação inclusiva e relações étnico-raciais.

Promovida pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), as ações contam com  119  participantes distribuídos em sete municípios do extremo sul catarinense: Balneário Arroio do Silva, Ermo, Meleiro, Morro Grande, Praia Grande, Santa Rosa do Sul e Sombrio.

Estudantes dos campi Veranópolis, Porto Alegre, Restinga e Sertão também integraram a equipe.

A experiência para os estudantes

Para a estudante Verônica Luiza Finimundi, participar da operação tem sido uma experiência enriquecedora. “Minha equipe é formada por brasileiros, chilenos e paraguaios, temos compartilhado culturas, conhecimentos e experiências de vida.” Conforme conta, as trocas culturais têm permitido conhecer melhor os hábitos e tradições uns dos outros, além de aprenderem uma nova língua. “Trabalhamos com projetos voltados para o desenvolvimento das comunidades locais, aplicando e aprendendo novas abordagens de acordo com nossas diferentes perspectivas culturais. O espírito de colaboração e respeito mútuo têm sido essencial para o sucesso de nossas iniciativas. Tudo é muito intenso! Foi uma oportunidade que mudou minha vida, saio da operação com uma nova família, uma nova língua, novas experiências e grandes aprendizagens.”, afirma a estudante que está participando das atividades na cidade de Meleiro.

A cerimônia de abertura da operação ocorreu na cidade de Santa Rosa do Sul em 31 de julho. A iniciativa tem colaboração da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). Nesta edição a novidade é a participação de universidades estrangeiras e nacionais parceiras, como a Universidad Diego Portales do Chile, a Universidad Nacional de Asunción (Facen), a Universidad Santa Clara de Asís, ambas do Paraguai, e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Núcleo Extensionista Rondon

Criado em 2010 pela Universidade do Estado de Santa Catarina, o Núcleo Extensionista Rondon possibilita o intercâmbio de estudantes e servidores e a inserção da universidade e das atividades acadêmicas em diferentes cenários de conhecimento. O projeto busca impactar a vida dos participantes e proporcionar experiências que agregarão novos conhecimentos.

Ao longo desses anos, o Núcleo realizou 18 operações presenciais e duas online, com cerca de 14 mil atividades, envolvendo aproximadamente 3,5 mil rondonistas e contemplando em torno de 450 mil pessoas em mais de 200 municípios de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e da Argentina.