Alunos dos cursos da área Química realizam visita na UFSM

No dia 06 de junho os alunos dos cursos Licenciatura em Química (7º semestre), Engenharia Química (4º e 6º semestre) e Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio (4º ano) do IFRS Campus Feliz participaram de uma visita técnica a quatro importantes laboratórios do Campus Universitário na cidade de Santa Maria/RS da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A visita foi coordenada pelo professor Francisco Cunha da Rosa.

No início da manhã, os alunos assistiram a uma aula especial no Laboratório de Hialotecnia, ministrada pelo professor Dr. José Neri Gottfried Paniz (Vice-chefe do Centro de Cências Naturais e Exatas – CCNE). No final da manhã e início da tarde os discentes percorreram as dependências do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA), guiados por pós-graduandos do local e do Centro de Estudos em Petróleo (CEPETRO), guiados pelo professor Dr. Cezar Augusto Bizzi. Ambos os laboratórios são chefiados pelo professor Dr. Érico Marlon de Moraes Flores e constituem uma das maiores estruturas da América Latina voltada para a química analítica e para o aprimoramento de tecnologias direcionadas ao processamento de petróleo.

Por fim, o grupo de alunos do IFRS dirigiu-se ao Laboratório de Tecnologia de Alimentos, chefiado pelo professor Dr. Juliano Smanioto Barin, onde participaram de uma aula especial sobre o emprego de micro-ondas para a extração de óleos essenciais e de métodos alternativos para determinações analíticas com o uso de aplicativos de celulares e de câmeras de infravermelho.